Redação (24/09/2008)- Depois que o governo chinês anunciou que iria fazer verificações extras para detectar a presença de melamina na ração animal, o "Dutch Product Board for Animal Feed (PDV)", órgão holandês de controle, também tomou medidas adicionais para evitar a entrada da substância na Holanda.
O PDV vai fazer checagens extras nos níveis de melamina entre GM e fábricas de ração internos e importados, além de intensificar o controle em produtos lácteos usados para produzir ração animal. A medida veio depois da melamina ter sido encontrada numa marca de leite em pó para bebês na China. No país asiático, mais de 50 mil bebês foram intoxicados e se encontram com problemas graves de saúde.
A Melamina é um composto cristalino utilizado na fabricação de resinas sintéticas. No leite, a substância foi acrescentada ilegalmente para disfarçar a diluição em água e elevar o nível de proteína da bebida. Escândalos similares de adição de substâncias proibidas a leite líquido e em pó já ocorreram no Brasil.