Redação (17/09/2008)- O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (www.fpagropecuaria.com.br), Valdir Colatto (PMDB/SC), vai pedir que a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex) aproveite a presença brasileira na World Food Moscow e mantenha a pressão junto às autoridades sanitárias russas a favor da suspensão do embargo às importações de carne suína procedentede Santa Catarina.
A APEX-Brasil vai participar entre os dias 23 e 26 de setembro da 17ª edição da World Food Moscow. A feira de negócios acontecerá no Expocenter de Krasnaya Presnya, em Moscou, na Rússia.
Colatto, que está em campanha pelo Oeste do Estado, disse que vai acionar também o governador Luiz Henrique: "Recentemente, uma missão sanitária russa esteve inspecionando os frigoríficos catarinenses e seus agentes anunciaram para breve o levantamento do embargo, o que oficialmente ainda não aconteceu. O governador deve igualmente mobilizar-se junto à Apex e a Abipecs visando acelerar este processo", salientou.
O setor de carne suína estará presente na feira com o apoio da Apex-Brasil. O estande da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS) na World Food Moscow, com a participação de cinco frigoríficos – Alibem, Cosuel, Cotrijuí, Mabella e Pif Paf -, mostra a importância do mercado russo para as exportações brasileiras.
A Rússia é o principal cliente do setor. Neste ano, de janeiro a agosto, as vendas de carne suína para aquele mercado atingiram 165 mil toneladas, de um total exportado pelo Brasil de 375 mil toneladas. Os russos são tradicionais importadores de alimentos, pois a produção do país, em função de invernos rigorosos, não é suficiente para satisfazer o consumo interno. A carne suína brasileira tem qualidade e preços competitivos. Essas duas características colocam o Brasil entre os quatro principais fornecedores mundiais de carne suína.
Este é o segundo ano da parceria entre a Apex-Brasil e a ABIPECS na WF Moscow. O presidente da ABIPECS, Pedro de Camargo Neto, estará presente na abertura do evento, no dia 23 de setembro.