Redação (16/09/2008)- A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento vai apoiar suinocultores paranaenses, com capacitação e infra-estrutura. As propostas foram debatidas, nesta segunda-feira (15), entre o secretário Valter Bianchini, o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Irineu Wessler, e representantes da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec). “Outro importante foco desse convênio é dar o suporte para que os suinocultores agreguem valor à produção”, enfatizou Bianchini.
O grupo também apresentou os projetos desenvolvidos pela Fundetec, que tem sede em Cascavel, e desenvolve pesquisas no segmento agropecuário buscando inovações tecnológicas viáveis para o setor, e também o trabalho realizado em parceria com a APS. O tema central do encontro, porém, girou em torno do apoio aos produtores de carne suína, independente do tamanho de suas propriedades. Cerca de dois mil suinocultores estão envolvidos nesse projeto.
Foram apresentadas propostas para a inserção da suinocultura no desenvolvimento da agricultura familiar. Representantes da APS e da Fubetec reconheceram que algumas mudanças são necessárias, para dar suporte as ações propostas, focando na capacitação profissional através de treinamentos, aprofundar conhecimentos em manejo e tratamento dos resíduos utilizando biodigestores, melhoramento genético dos animais e melhorias dos cortes de carnes.
APOIO – O secretário Valter Bianchini destacou a importância de manter a qualidade da carne produzida no Paraná. Ele adiantou que a Secretaria pode contribuir ajudando na formação e capacitação de técnicos e produtores, bem como na reforma das estruturas. “Com o apoio da Secretaria da Agricultura, a Fundetec poderá auxiliar na capacitação e formação dos produtores e, com isso, melhorar a renda das famílias e cooperativas. Outro importante foco desse convênio é dar o suporte para que os suinocultores agreguem valor à produção”, enfatizou.
O presidente da Associação Paranaense de Suinocultura, Irineu Wessler, destacou que a carne suína vem sendo aprimorada a cada ano no Paraná, que é hoje o terceiro maior produtor do produto no Brasil. “Atualmente existe uma variedade de cortes, tem picanha, mignon, tudo de carne suína. Essa melhora na produção é reflexo de uma campanha que está sendo realizada para fortalecer o consumo do produto no Brasil nos últimos anos”, explicou.
Serviço: Associação Paranaense de Suinocultura
Endereço: Conselheiro Laurindo, 809 sala 910, Centro, Curitiba/PR.
Fone: 41 3223-1207
Site: http://novo.aps.org.br