Redação (15/09/2008)- A Uniquímica e a Apavi (Associação Paranaense de Avicultura) realizaram na última semana um amplo debate sobre os principais mecanismos para a redução dos custos de produção na avicultura de postura.
O evento foi realizado na cidade de Maringá-PR e contou com a presença dos principais produtores avícolas do estado.
Segundo o Diretor da Apavi, Vitor Bertol, é sempre importante levar para os produtores as principais novidades do setor. "A atenção aos processos de produção é fundamental para a evolução do setor", destacou. "É preciso lembrar que estes processos estão cada vez mais rigorosos", disse. "Quem não estiver atento estará fora do mercado devido à grande exigência legislativa", afirmou.
José Roberto Bottura, Diretor Executivo da Ovos Brasil também participou do evento. Ele apresentou as ações propostas pela entidade para a melhoria do segmento. "Estamos desenvolvendo uma grande ação de marketing com o objetivo de aumentar o consumo de ovos no Brasil", disse. "Estamos convocando todo o segmento para o desenvolvimento da atividade", afirmou.
Dilvo Grolli, presidente da Coopavel afirmou durante o evento sobre a necessidade e importância da informação para o desenvolvimento do agronegócio. "É importante que estejamos conectados com os principais mercados pois hoje, no mundo globalizado, todo excesso ou falta de chuva, por exemplo, nos Estados Unidos ou China, interfere em nosso mercado", disse.
Grolli também destacou a importância da visão de futuro para o setor. "O produtor deve estar atento às safras e climas mundiais, principalmente quando o assunto for relativo ao mercado futuro", disse."Somente assim ele consegue bons preços e vantagens competitivas", disse.
O Gerente Técnico da Uniquímica, Reinaldo Kato realizou durante o evento a palestra "Otimização no custo das rações para poedeiras".
Kato destacou os principais aliados do produtor para atingir este objetivo. "Os aditivos hoje, como probióticos e enzimas, têm auxiliado muito na melhoria dos índices zootécnicos, gerando redução de custos na produção", disse. "A qualidade técnica no campo, com uma boa assessoria, juntamente com produtos que ofereçam garantias aos produtores têm feito a diferença no campo", destacou.
De acordo com Hélio Girelli, Presidente da Coave (Cooperativa Agroindustrial Avícola União), o evento levou aos participantes mecanismos para uma melhor organização e sistematização da produção. "Foi muito interessante os levantamentos apontados e a forma como, por exemplo os aditivos auxiliam na produção", disse.
Segundo o Diretor da Granja Hayashida, Adriano Hayashida, o evento propiciou acima de tudo, uma ampla reciclagem aos participantes. "Destaco a forma de atuação das enzimas, que ganham cada vez mais espaço nas granjas, o que já é uma realidade mundial", disse.