Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil discute retomada da exportação de carnes bovina e suína para África do Sul

<p>Além das inspeções em plantas frigoríficas, técnicos do país africano conhecerão as ações do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.</p>

Redação (10/09/2008) – Técnicos do Serviço Veterinário da África do Sul virão ao Brasil, na segunda quinzena de novembro, em missão de 10 dias, para analisar a retomada das importações de carnes bovina e suína. A visita foi agendada durante reunião do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, com a ministra de Agricultura da África do Sul, Lulama Xingwana.

         O secretário está na Cidade do Cabo, capital sul-africana, representando o ministro Reinhold Stephanes no 17º Congresso Mundial da Carne, onde proferiu palestra sobre produção sustentável de carne no Brasil.

          Além das inspeções em plantas frigoríficas, os técnicos do país africano conhecerão as ações do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). Segundo Kroetz, a missão visitará áreas livres de aftosa sem vacinação e com vacinação, para verificar a movimentação de animais entre estados e o controle de risco da doença em regiões de fronteira.

          Histórico – Desde 2005, o Brasil não exporta carnes bovina e suína para a África do Sul. A agenda atual é seqüência de entendimentos entre os dois países nas duas últimas sessões anuais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, e por meio de relatórios. 

          Em 2005, antes da suspensão, a África do Sul recebeu 11, 2 mil toneladas de carne bovina e 18 mil toneladas de carne suína do Brasil.