Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Governo eleva subvenção ao seguro rural para algumas culturas

<p>As mudanças valem a partir do próximo ano e devem atingir as regiões Centro-Oeste, oeste da Bahia e as novas fronteiras agrícolas.</p>

Redação (25/08/2008)- Para atrair médios e grandes produtores, especialmente das regiões Centro-Oeste, oeste da Bahia e das novas fronteiras agrícolas, o governo elevou os percentuais de subvenção de algumas culturas, a inclusão de novas e a unificação dos limites financeiros da modalidade agrícola no seguro rural.

As mudanças valem a partir de 2009, explicou o diretor do Departamento de Gestão de Risco Rural, Welington Soares de Almeida. As alterações serão regulamentadas por decreto presidencial. As culturas que tiveram os percentuais de subvenção ao prêmio do seguro rural elevados são: milho (segunda safra), feijão e trigo, passaram de 60% para 70%; aveia, canola, cevada, centeio, maçã, sorgo, triticale e uva, de 50% para 60%; ameixa, caqui, figo, kiwi, nectarina, pêra e pêssego, de 40 para 60%.

Além disso, foram incluídas novas culturas no Programa: linho, com percentual de subvenção de 60%; abacate, abóbora, abobrinha, atemóia, banana, cacau, caju, cherimóia, chuchu, ervilha, escarola (chicória), fava, graviola, jiló, lichia, lima, mamão, mamona, mandioca, manga, maracujá, melancia, melão, pimenta, pinha, quiabo, sisal, tangerina, demais hortaliças e legumes, com percentual de subvenção de 40%.

Outro importante item aprovado pelo Comitê Gestor do Seguro Rural foi a unificação do limite financeiro para a modalidade agrícola em R$ 96 mil por ano, mantendo-se o limite financeiro de R$ 32 mil para cada uma das modalidades: pecuária, florestas e aqüícola.