Redação (19/08/2008)- A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é uma das instituições que participam da International Conference on Sorghum for Biofuel, evento que acontece em Houston, Texas, de 19 a 22 de agosto. A conferência tem o objetivo de avaliar o potencial do sorgo como biocombustível, identificando os avanços científicos, desafios e propondo estratégias para superá-los. A conferência pretende ainda identificar as oportunidades científicas para que o sorgo se torne uma das principais matérias-primas para a produção de energias renováveis.
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) desenvolve pesquisas com o sorgo sacarino – que possui alta aptidão para a geração de energia – desde a década de 1980, período no qual foram lançados os híbridos BR 601 e BR 602. No final dos anos 90, foi lançada a variedade BR 506, também com potencial para a produção de energia. Da Unidade, participam da conferência internacional a chefe-geral, Vera Maria Carvalho Alves, e os pesquisadores Jurandir Vieira Magalhães e Robert Eugene Schaffert.
Conheça os realizadores do evento: USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), Texas A&M University, National Sorghum Producers, Icrisat (International Crops Research Institute for the Semi-Arid Tropics), Embrapa, Tsinghua University, Ceres – The Energy Crop Company e Verenium – The Nature of Energy. Saiba mais em http://www.ars.usda.gov/meetings/Sorghum/agenda.htm . Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: [email protected] ou (31) 3027-1223.
Potencial do sorgo para a geração de energia é tema de conferência nos Estados Unidos
<p>Após a conferência, serão definidas estratégias internacionais para o delineamento de pesquisas para a geração de biocombustível a partir do produto.</p>