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Missões internacionais do Mapa impulsionam agronegócio brasileiro

<p>As feiras realizadas no primeiro semestre também foram grandes oportunidades para conhecer novos mercados e fazer negócios.</p>

Redação (28/07/2008)- Nos últimos seis meses, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cumpriu seu importante papel na abertura do mercado internacional aos produtos do agronegócio brasileiro. “Essas ações demonstram que a agenda externa do ministério tem ficado cada vez mais proativa e com visão estratégica, de forma a centrar esforços em mercados de maior potencial importador. O setor privado tem compreendido isso e aderido cada vez mais às missões”, explicou o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto.

Em fevereiro, o chefe do Serviço Sanitário e Fitossanitário da Rússia, Sergey Dankvert, esteve no País. No Mapa, manifestou interesse em manter o melhor entendimento possível com o Brasil, que hoje tem naquele país o principal destino de suas exportações de açúcar, carne bovina e suína. Dankvert ratificou que a Rússia não decretou embargo total às exportações brasileiras de carnes e que “o mais importante é solucionar problemas, sem escondê-los, mantendo o relacionamento normal entre parceiros”.

Onze parlamentares europeus vieram ao Brasil, pela primeira vez, em abril, para colher impressões, in loco, sobre as exportações da carne bovina in natura. A missão se reuniu com o ministro Reinhold Stephanes, que reiterou o empenho do País em se adequar às exigências do serviço veterinário europeu.

Ainda em abril, a visita oficial do diretor de Saúde e Bem-Estar Animal da União Européia, Bernard Van Goethem, reconheceu o esforço do País em cumprir normas para a compra de carne bovina in natura, por aquele bloco econômico. Ele elogiou o treinamento inédito de 200 fiscais que atuam no Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).

Ministros da Agricultura de outros países também demonstraram interesse em conferir o sucesso do agronegócio brasileiro. Estiveram no Brasil os ministros da Indonésia, Anton Apryantono, que manifestou interesse em importar carne bovina in natura; da Suécia, Eskil Erlandsson, e representante japonês, Masatoshi Wakabayashi, que prometeu acelerar o processo de reconhecimento do princípio da regionalização para febre aftosa.

Brasileiros lá fora – As feiras internacionais realizadas no primeiro semestre foram grandes oportunidades para conhecer novos mercados e fazer negócios. Em fevereiro, o Mapa montou estande na Gulfood, considerada a maior feira do setor de alimentos do Oriente Médio, em Dubai (Emirados Árabes), que  rendeu US$ 10 milhões a 13 empresas brasileiras.

Na Foodex Japão 2008, maior feira de bebidas e alimentos da Ásia e do Pacífico e a terceira desse segmento no mundo, o ministério mostrou o potencial do agronegócio brasileiro.

A delegação do Mapa foi à China, onde priorizou o comércio de suínos e aves. Como resultado dos entendimentos, o Mapa se comprometeu em enviar informações para destravar o comércio avícola e solicitou a inspeção de frigoríficos de suínos pelos chineses.

Em junho, a missão brasileira visitou o Egito, Argélia e Irã. No Egito explorou possibilidade de exportação de fertilizantes para o Brasil. No Irã e na Argélia, tratou do aumento das importações de produtos agropecuários do Brasil, como carne bovina e lácteos. Tanto o governo iraniano quanto o argelino manifestaram também interesse na importação de bovinos vivos para abate imediato e para o melhoramento genético do rebanho.

Futuras missões – Visitas à Rússia, Ucrânia e Polônia estão programadas para o período de 13 a 17 de setembro, para promoção do agronegócio do Brasil, com participação de empresas do setor de alimentos. A agenda prevê visitas às feiras Polagra, na cidade de Poznan (Polônia), e à World Food Moscou, na capital da Rússia, além de rodadas de negócios na Ucrânia.

A missão terá caráter comercial, com encontros bilaterais com potenciais parceiros, visitas técnicas a centros de distribuição, grandes atacadistas e redes varejistas, além de reuniões com os responsáveis pelos setores de compras.

Está prevista, ainda, a volta da equipe de promoção comercial do Mapa à China, após cumprir missão oficial à Polônia e ao Leste Europeu.