Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Stephanes está equivocado sobre Doha, diz presidente da Abipecs

<p>Ministro afirmou que a rodada não tem importância na última quinta feira (24).</p>

Redação (25/07/2008)- O presidente da Associação Brasileira Produtores e Exportadores de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, disse hoje que o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, está equivocado ao dizer que a Rodada Doha não tem importância. "A rodada pode abrir novos mercados para o Brasil. E se os resultados até o momento são pequenos foi porque a estratégia brasileira não priorizou a agricultura. E se a estratégia não priorizou a agricultura isto é um sinal de que o Ministério da Agricultura não teve uma atuação significativa no governo Lula", disse.

Para Camargo, Doha não vai resolver os problemas do agribusiness brasileiro. "Doha não é uma panacéia, mas tem influência", disse. Ele lembra que todo o desenvolvimento da agricultura brasileira nos últimos anos não foi resultado da Rodada do Uruguai, mas isto, de acordo com Camargo, que as negociações não foram importantes para criar bases de comércio. "É um equívoco reduzir a importância de Doha apenas porque os resultados não são os esperados", disse.

A economista Amaryllis Romano, da Tendências Consultoria, acredita que o mercado tem mais força do que Doha no processo de gerar práticas comerciais. "Os países acabam criando leis comerciais com base nas demandas do mercado. Mas isto não retira a importância simbólica de Doha", disse.