Redação (24/07/2008)- Bragança Paulista será a sede da 2ª Reunião ordinária da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) que tem o objetivo de discutir normas e propostas de boas práticas para a criação de suínos, visando a licença ambiental pela Cetesb.
Em entrevista ao BJD, Valdomiro Ferreira Júnior, presidente da associação, disse que a escolha de Bragança Paulista para sediar a primeira reunião de trabalho após a criação da Câmara Ambiental do Setor de Suinocultura, realizada no último dia 7, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente/Cetesb, é explicada pela grande importância do município como grande pólo da suinocultura paulista. A reunião está agendada para sexta-feira próxima, 25, às 9h30, na sede do Sindicato Rural. No período da tarde, está programada visita a uma granja de suínos.
Da pauta da reunião também consta o debate sobre soluções compartilhadas que incorporem avanços no desempenho ambiental no Estado. Entre eles a produção de metano para energia ou para o programa de Créditos de Carbono, e a produção alternativa de biofertilizantes. Segundo o presidente Ferreira Júnior, os dejetos produzidos pela suinocultura, que antes eram lançados nos recursos hídricos, hoje são usados na produção de biofertilizantes nas três principais culturas paulistas: cana, frutas cítricas e café.
Segundo o presidente da associação, o governo brasileiro é forçado a importar 66% dos adubos químicos usados n País. Com o novo biofertilizante ambientalmente correto, saem ganhando a agricultura e o meio ambiente.