Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sadia inaugura escola de capacitação em Vitória de Santo Antão (PE)

<p>Aulas serão realizadas em dois turnos. Objetivo é incentivar a educação e o desenvolvimento da mão-de-obra local, facilitando o acesso ao mercado de trabalho.</p>

Redação (18/07/2008)- A Sadia dá início nesta sexta-feira (18) às atividades de sua escola de capacitação profissional montada em Vitória de Santo Antão (PE), município que receberá a primeira fábrica da companhia na Região Nordeste. A escola, batizada de Saber Sadia, será responsável por capacitar a mão-de-obra da região, possibilitando o acesso da população às vagas que serão abertas com a chegada da Sadia e de outros novos empreendimentos. 

Para a unidade da Sadia em Vitória de Santo Antão serão criadas 1.500 novas vagas. A expectativa é que a chegada da empresa à região gere outros 4 mil empregos indiretos. “A criação da escola de capacitação foi um compromisso assumido pela Sadia com o Governo do Estado e tem como objetivo não só formar mão-de-obra para a Sadia, mas também elevar o nível de capacitação profissional da população, permitindo o acesso destas pessoas às vagas que serão criadas pela Sadia ou por outras empresas que venham a se instalar no município”, diz Fernando Meller, gerente de projetos da Sadia.

A escola funcionará na FAINTVISA (Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão), local cedido pela Prefeitura de Vitória de Santo Antão, parceira da Sadia na iniciativa. Para a formatação da estrutura e do conteúdo do curso, a Sadia contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que também será responsável por ministrar as aulas. 

A escola de capacitação terá cinco turmas no horário da tarde e outras cinco no período da noite, com 40 alunos cada. Os cursos serão gratuitos e contarão com carga horária de 80 horas. No módulo básico, os alunos terão aulas de Português e Matemática; Cidadania; Segurança, Meio Ambiente e Saúde; Boas Práticas de Fabricação e Noções Básicas de Informática. Os alunos selecionados pela Sadia no módulo básico serão encaminhados ao módulo avançado, onde os conteúdos serão adaptados às atividades que cada futuro funcionário desempenhará na fábrica.

A participação nos cursos é parte do processo de seleção para a nova unidade, que é feito diretamente pela Sadia, com o apoio de empresas locais de recrutamento. A inscrição deve ser feita por meio do centro de recrutamento da empresa em Vitória de Santo Antão, que fica na Empresarial Margarida Verçosa (Rua Marquês do Herval, no 138, Livramento, Vitória de Santo Antão). 

Após o cadastramento dos currículos, os candidatos selecionados são encaminhados aos cursos de capacitação. “A escola foi criada com a finalidade de capacitar mão-de-obra para a nova fábrica, mas terá um importante papel social na formação de mão-de-obra para suportar o crescimento de toda a região, algo que certamente ocorrerá com a chegada da Sadia”, afirma o diretor de Recursos Humanos e Gestão da Sadia, Eduardo Noronha.

As primeiras contratações de alunos que passaram pela escola de capacitação devem acontecer a partir de outubro. A previsão é que a fábrica entre em funcionamento no primeiro trimestre de 2009. 

Nova fábrica

A nova fábrica que a Sadia está construindo em Pernambuco terá como foco garantir o abastecimento das regiões Norte e Nordeste. Além da produção de até 149 mil toneladas/ano de salsichas, lingüiças, apresuntados, lanches e outros embutidos, a unidade contará com um centro de distribuição, responsável por armazenar os produtos da unidade pernambucana e concentrar itens produzidos em outras fábricas da Sadia que possam ser direcionados aos clientes de toda a região Norte e Nordeste.

A fábrica será também a primeira do País no setor de carnes a neutralizar 100% dos gases de efeito estufa emitidos durante a construção da fábrica e a partir da sua entrada em funcionamento, prevista para o primeiro trimestre de 2009. Entre as principais fontes responsáveis por essas emissões estão a geração de vapor (que será abastecida por gás natural), o consumo de energia elétrica, o transporte de cargas e o deslocamento de funcionários.

O investimento na unidade é da ordem de R$ 250 milhões. As obras de construção já começaram e a previsão é que a fábrica seja concluída no primeiro trimestre de 2009.