Redação (03/07/2008)- 2,8 milhões de ovos são produzidos diariamente aqui no Ceará. No Brasil, essa cifra atinge 60 milhões de ovos/dia, o que representa um consumo “per capita” de apenas 131 unidades. No México, o consumo é de 375, no Japão 347 e nos Estados Unidos 259, segundo dados do USDA.
O ovo nas últimas décadas foi considerado o vilão do colesterol, mas, finalmente, pesquisas recentes realizadas nas Universidades de Harvard e da Carolina do Norte (EUA) reabilitaram esse alimento, que é um dos mais completos que existem, concluindo que as substâncias que o ovo contém são muito mais benéficas se este for incluído na dieta alimentar, como a colina, por exemplo, que é um nutriente vital para o bom funcionamento do cérebro; o triptofano, aminoácido precursor da serotonina – substância associada à sensação de bem-estar. Do total de gorduras contidas em um ovo, a maioria é monoinsaturadas – a gordura do bem, protetora do coração.
Para trabalhar a imagem dessa proteína de grande importância para a alimentação da população brasileira, os produtores criaram a OVOS BRASIL, uma entidade nacional que vai trabalhar a imagem institucional do OVO.
Nesta quinta-feira (03/07) o Diretor Executivo da nova entidade que é sediada em S.Paulo, José Roberto Bottura, fará conhecer aos produtores cearenses quais as ações que serão desenvolvidas para incrementar ainda mais o consumo desse alimento em todo território nacional.
A apresentação da OVOS BRASIL ocorrerá às 19:00 horas na sede da ACEAV (Rua Osvaldo Cruz, 1221 – Aldeota).