Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Controle da ferrugem asiática é tema de treinamento na região de Passo Fundo (RS)

<p>A doença, segundo dados da Embrapa Soja, é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.</p>

Redação (14/12/2007)- A área de mais de 770 mil hectares implantada com soja na região de Passo Fundo estará a partir de hoje um pouco mais segura. Técnicos e agrônomos da Emater/RS-Ascar e de outras entidades participaram nesta quinta-feira (13) de um treinamento sobre identificação, monitoramento e controle da doença chamada ferrugem asiática da soja. O curso foi realizado no auditório da Embrapa Trigo e está sendo promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MDA), a Fetag e a Farsul. O treinamento foi ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Soja, Fernando Adegas, do Paraná, e Leila Maria Costamilan, de Passo Fundo.

A ferrugem asiática, segundo dados da Embrapa Soja, é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. A doença foi constatada pela primeira vez no Brasil na safra 2001/02 e rapidamente espalhou-se pelas principais regiões produtoras, em função da eficiente disseminação pelo vento. O principal sintoma é o aparecimento de manchas que leva à queda precoce das folhas, impedindo a formação completa dos grãos.

O monitoramento constante permite que o agricultor faça o controle da doença com fungicidas no momento certo. A visualização é facilitada com o auxílio de uma lupa de aumento. O tratamento pode ser feito com fungicidas recomendados disponíveis no mercado. A aplicação deve ser feita de forma preventiva, quando constatado em área próximas, ou quando surgirem os primeiros sintomas.