Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Concorrência bate à porta

<p>Tailândia exporta primeiro lote de 64 toneladas de carne de frango Halal para os Emirados Árabes Unidos.</p>

Redação (13/12/2007)- Agora que a certificação está completa para a exportação de carne de frango de acordo com o abate Halal (exigência dos mercados islâmicos), a Charoen Pokphand Foods, maior empresa de alimentos da Tailândia, exportou na semana passada o seu primeiro contêiner da carne cozida, com 64 toneladas, para os Emirados Árabes Unidos. Este foi o primeiro embarque da gigante tailandesa após a sua certificação com o selo Halal, obtido no mês de junho.

Esta certificação, de acordo com o governo tailandês, ajudará o país a comercializar carne de frango para os países membros do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico, que inclui a Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã.

Os Emirados Árabes Unidos já aprovaram com o selo Halal 24 abatedouros de aves e 36 unidades de industrialização de carne de frango na Tailândia, após uma visita oficial. A Charoen Pokphand Foods é a primeira empresa tailandesa a realizar a exportação de frango cozido Halal para os países do Conselho de Cooperação, após a licença concedida em setembro. Com isso, a Tailândia espera terminar o ano de 2007 com um volume de exportação de carne de frango de 320 mil toneladas, projetando um crescimento entre 5% e 10% nos embarques para 2008.

Brasil: maior exportador

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, com embarques de 3,2 milhões de toneladas realizados em 2007. O País exporta hoje para pouco mais de 150 países, tendo o Oriente Médio como o seu principal cliente. 

O Brasil é também o mais tradicional no abate de frango Halal. Cerca de 35% a 40% dos abates brasileiros de frango são Halal. Portanto, é bom a avicultura brasileira ficar de olho na Tailândia.