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Sadia: almoço com a imprensa

<p>Diretores da agroindústria convidaram jornalistas para um almoço de confraternização em São Paulo e, na oportunidade, comentaram o desempenho da companhia em 2007 e divulgaram os planos e as metas de trabalho para 2008.</p>

Jornalistas que participaram da coletiva de imprensa e do almoço com os diretores da Sadia

Redação (13/12/2007)- A Sadia reuniu a imprensa nesta quarta-feira (12/12), em São Paulo, para o seu tradicional almoço de final de ano. Jornalistas das editorias de Economia e de Agronegócio de diversos veículos estiveram presentes e tiveram a oportunidade de conversar direta e informalmente com os diretores da agroindústria.

Walter Fontana Filho, presidente do Conselho de Administração de Sadia, revelou aos jornalistas que 2007 foi um ano muito bom para a agroindústria. “Neste ano, nós concretizamos a construção e a inauguração da nossa primeira fábrica fora do Brasil, instalada na Rússia, no município de Kaliningrado”, disse. “Os investimentos neste empreendimento totalizaram R$ 92 milhões”. Segundo o presidente, esta fábrica tem capacidade para a industrialização de 53 mil toneladas de produtos à base de carnes de frango e de suínos. Ainda de acordo com Fontana Filho, a Sadia já está investindo na construção de sua segunda fábrica internacional. “Estamos investindo R$ 100 milhões numa unidade fabril no Oriente Médio, nos Emirados Árabes, para a industrialização de produtos à base de carne de aves e de bovinos”.

O projeto de internacionalização da Sadia baseia-se não apenas na aquisição de ativos e na construção das unidades no exterior – além de Rússia e Oriente Médio, a empresa planeja implantar uma terceira fábrica em 2009, em local a ser definido. O processo abrange também a consolidação da marca em mercados como o árabe, onde Sadia é sinônimo de categoria para aves, e como o russo, onde os produtos da empresa estão entre os mais vendidos dentro de suas categorias em todos os estabelecimentos comerciais.

Walter Fontana Filho, presidente do Conselho Administrativo da Sadia

Gilberto Tomazoni, diretor presidente da Sadia

Balanço positivo 

Na opinião do diretor presidente da Sadia, Gilberto Tomazoni, o ano de 2007 termina com resultados alinhados às previsões da empresa. O crescimento das vendas registrado no período deverá ficar entre 12% e 14%, sendo entre 8% e 10% no mercado interno e entre 16% e 18% no mercado externo. “Promovemos muitas melhorias em nossos processos, em nossa gestão e investimos fortemente em nossa força de vendas. Além disso, tivemos o aumento do poder aquisitivo do brasileiro e um aumento considerável da demanda internacional por aves. Todos esses fatores contribuíram para nossos resultados”, salientou Gilberto Tomazoni, acrescentando que o segmento de maior destaque deverá ser o de industrializados, que, de janeiro a setembro deste ano, teve crescimento de 42% no mercado externo e de 13% no mercado interno.

2008

Para 2008, a Sadia prevê um crescimento real de 12%. A expectativa da companhia é aumentar as vendas para os mercados interno e externo no mesmo patamar, na comparação com o desempenho registrado em 2007. Em 2008, a empresa deverá investir R$ 1,6 bilhão em projetos novos e outros em andamento, sempre com foco em seu core business.

Os recursos serão aplicados no segmento de industrializados, na construção da unidade agroindustrial de Lucas do Rio Verde, no segmento de bovinos e em projetos diversos – a exemplo dos empreendimentos da Rússia e do Oriente Médio-, em infra-estrutura, em tecnologia da informação e em matrizes. Os investimentos deverão gerar uma receita adicional de R$ 3 bilhões já em 2009. “Nossa meta é crescer interna e externamente e continuar investindo em nosso core business, tanto no Brasil como no exterior”, afirmou Walter Fontana Filho.

Fachada da fábrica Concórdia da Sadia na Rússia

A fábrica russa tem capacidade para industrializar 53 mil toneladas ao ano de produtos à base de carne de aves