Redação (05/12/2007)- As sementes de milho transgênico com três tecnologias combinadas (triple stack), desenvolvido pela Monsanto, são hoje o melhor produto no mercado em termos de benefícios econômicos e ambientais aos produtores do grão. A conclusão é fruto da análise de índices de produção e colheita feita em 15 mil propriedades em diferentes regiões dos Estados Unidos durante a safra deste ano.
A pesquisa levou em conta comparações entre híbridos com e sem a tecnologia transgênica combinada e também entre híbridos geneticamente modificados de tecnologias semelhantes de resistência a insetos-pragas e tolerância a herbicidas. Segundo a pesquisa, em mais de três mil testes de campo, a tecnologia YieldGard VT Triple, da Monsanto, superou a concorrência no controle de plantas daninhas em mais de 873,8 kg/hectare em média, o que impactou, diretamente, na redução da aplicação de defensivos.
Outro indicador revelado pelo estudo é o melhor desempenho da genética de ponta, aplicada ao germoplasma, aliada à tecnologia combinada triple stack, conferindo resistência a diversas pragas e tolerância a herbicidas.. Em quase 1,7 mil testes de campo, essa soma garante, em média, mais de 981,4 kg/hectare a mais no rendimento, se comparada com germoplasmas de características medianas. Em Iowa, Illinois, Indiana e Nebrasca, a vantagem econômica também se comprovou maior: 1,0 mil kg/hectare, 1,13 mil kg/hectare, 968 kg/hectare e 1,15 mil kg/hectare, respectivamente.
Vale ressaltar que a maior produtividade é inversamente proporcional ao custo de produção, uma vez que a característica combinada proporciona redução de uso de defensivos químicos, com melhoria significativa ao meio ambiente.
Desenvolvido pela Monsanto, a nova geração de milho transgênico YiedlGard VT Triple agrega as tecnologias Roundup Ready®, que confere tolerância a herbicidas, YieldGard® e YieldGard® Bollworm, que conferem resistência a insetos-pragas que atacam a planta e a raiz, respectivamente. Por unir os três principais traços benéficos à lavoura do milho, a tecnologia "triple stack", como é conhecida, proporciona a redução das aplicações de inseticidas e herbicidas, o que reflete diretamente na melhoria do meio ambiente, além de oferecer manejo mais fácil, maior controle ao longo do desenvolvimento da planta, maior produtividade e melhor qualidade de vida do produtor.
Para ler a íntegra do texto, acesse o site da Monsanto:
http://monsanto.mediaroom.com/index.php?s=43&item=554