Redação (05/12/2007)- A Conab vai leiloar na quinta-feira (6) 90 mil toneladas de milho armazenado no Mato Grosso. A oferta será dividida em duas operações subsidiadas pelo mecanismo de Venda de Escoamento do Produto (VEP). Na primeira operação, de 40 mil t, os interessados deverão escoar o produto para as regiões Norte, Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo. As outras 50 mil t são destinadas a Santa Catarina e Rio Grande do Sul, regiões onde há baixa oferta de milho no mercado.
O próximo leilão, de 40 mil t, está programado para o dia 13 de dezembro. O produto encontra-se no Mato Grosso e deve seguir também para o Norte, Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.
Segundo o técnico da estatal, Cláudio Chicherchio, a quantidade de grão que a estatal oferecerá até fevereiro, quando começa a próxima colheita, vai depender do comportamento do mercado. O segundo levantamento da safra 2007/08, divulgado no mês passado, estimou uma produção total de milho de 52 milhões de toneladas.