Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Problemas de MT são exemplos para o País, diz ministro Mangabeira

<p>Ele afirmou que o Estado é um dos grandes celeiros da economia agrícola do mundo e que, por isso, é vanguarda para todo o País.</p>

Redação (27/11/2007)- O ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, disse nesta segunda-feira que Mato Grosso é um dos grandes celeiros da economia agrícola do mundo e que, por isso, é vanguarda para todo o País. Entre os assuntos que estão sendo tratados nesta tarde com o governador Blairo Maggi (PR) e secretários está o enfrentamento aos problemas logísticos da agricultura estadual e o avanço na industrialização do agronegócio.

Uma das grandes preocupações, segundo o ministro, é criar mecanismos que permitam investimentos simultâneos em oportunidade econômica e educacional. “É preciso criar um outro modelo econômico que não substitua o modelo do agronegócio, mas que complemente, e ao mesmo tempo mudar a qualidade do ensino público”, disse o ministro.

“O governo federal tem que mostrar o caminho para reconciliar mínimos nacionais, padrões nacionais de investimento em qualidade em todo o País com a gestão local e o nosso ensino tem que passar por uma revolução em seu conteúdo e métodos, para deixar de ser ensino de decoreba e passar a ser um ensino analítico e capacitador”, completou

Em coletiva à imprensa, o ministro apresentou um plano de ação que prevê estratégias para a área desmatada da Amazônia. Unger criticou a possibilidade de que ela se torne um parque para “o deleite da humanidade” ou que seja totalmente desmatada para atender o mercado e o desenvolvimento.

Ele defendeu um modelo revolucionário de manejo controlado e sustentável da floresta. “E nós temos que ter outro projeto para a Amazônia já desmatada, que aproveite esse espaço para fazer algo novo no Brasil, que é a associação eficaz do Estado brasileiro com os pequenos produtores e, no caso específico de Mato Grosso, nós temos esse desafio e oportunidade adicional: porque aqui há uma das grandes economias agrícolas do mundo, baseado no agronegócio”, defendeu o ministro, que disse não estar informado a respeito da proposta do senador mato-grossense Jonas Pinheiro, do DEM, para que Mato Grosso seja excluído da Amazônia Legal.