Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

IBGE e Conab vão padronizar dados

<p>Objetivo é acabar com divergências entre as duas entidades.</p>

Redação (27/11/2007)-  O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começam a padronizar as estimativas de safras para acabar com as diferenças entre os números divulgados pelos dois órgãos. As duas entidades estão compartilhando informações para construir uma estimativa única de safras. "A idéia é ter um levantamento mais apurado, com uma única referência nacional de estimativa de safra, para orientar melhor o mercado", disse o coordenador de Agropecuária do IBGE, Flavio Bolliger.

O acordo representa um esforço institucional da Conab, segundo diretor de Logística e Gestão Empresarial da estatal, Silvio Porto. Desde o início do ano, as estatísticas da entidade, sobretudo relativas à atividade cafeeira, vêm sendo objeto de questionamento por analistas de mercado e, mais recentemente, pela Organização Internacional do Café (OIC).

A meta do coordenador do Instituto, Bolliger, é padronizar todos dos dados até o fim de 2008. "Vamos ajustar os dados progressivamente", disse Bolliger. As estimativa é de que alguma coisa seja divulgada em conjunto a partir de janeiro, no dia 8, às 9 horas.

O diretor da Conab informou ainda que a estatal fará parcerias com outros órgãos públicos, para melhor ainda mais qualidade dos levantamentos da estatal. Entre eles estão o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) , Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para trabalhar ainda a questão de meteorologia e de avaliação de rendimento das culturas agrícolas. "Podemos ter indicativos em relação à tendência de produtividade das plantas, principalmente em períodos de chuva e estiagem", disse Porto.

Ainda não houve, entretanto, um consenso entre as duas entidades em relação ao unificação do calendário agrícola. Bolliger, coordenador do IBGE – que usa o ano civil para a divulgação das estimativas de safras – acredita que a Conab – que usa o ano agrícola – passará a usar o mesmo modelo do instituto. Já o diretor da estatal, Porto, ainda não confirmou tal critério. "Talvez, venhamos adotar o mesmo modelo do IBGE", disse Porto. Existe dificuldade em unificar o calendário, porque, de acordo com Porto, existe uma defasagem de seis meses na divulgação dos dados pelo IBGE. "O IBGE fará o fechamento da safra de 2007 entre janeiro e fevereiro e a Conab já fechou esse ano agrícola (2006/07). A divergência está na composição da safra de inverno", disse Porto.

Bolliger disse que o Instituto vem trabalhando para acompanhar os dados aos da Conab. Sem citar valores de investimento, disse que o instituto aumentou o número de prognóstico para a safra de verão, de dois para três meses. "O IBGE terá um gasto maior, mas há otimização de recursos, pois as estatísticas serão unificadas", disse.