Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa Suínos e Aves ganha terceiro Prêmio Expressão de Ecologia

<p>A Unidade foi premiada em 2007 na categoria "Tecnologias Sócio-ambientais Setor Público".</p>

Redação (22/11/2007)- A Embrapa Suínos e Aves,Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, receberá pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Expressão de Ecologia.

A Unidade foi premiada em 2007 na categoria "Tecnologias Sócio-ambientais – Setor Público" com o projeto “Gestão Ambiental de Propriedades Suinícolas”. De acordo com o pesquisador Paulo Armando de Oliveira, o prêmio reconhece o trabalho feito pela Embrapa Suínos e Aves dentro do Projeto Suinocultura Santa Catarina, financiado pelo Programa Nacional de Meio Ambiente (PNMA).

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro, a Eco 92. Os vencedores da 15ª edição do prêmio foram divulgados na semana passada.

Entre os escolhidos nas 31 categorias do prêmio, além da Embrapa Suínos e Aves, estão grandes empresas públicas e privadas, como a Aurora Alimentos (categoria Controle da Poluição – Setor Alimentício), a Bunge (categoria Recuperação de Áreas Degradadas – Setor Privado) e o Parque Nacional do Iguaçu (categoria Educação Ambiental – Setor Público).

Modelo de gestão ambiental
A partir de 2002, a Embrapa Suínos e Aves atuou como executora do Projeto Suinocultura Santa Catarina, que contou com a participação de 23 instituições públicos e privadas. A proposta do projeto, na primeira etapa, foi criar e implantar um modelo de gestão ambiental em propriedades que produzem suínos. Uma das metas do projeto era testar um sistema que pudesse depois ser levado a outras regiões de Santa Catarina e do Brasil que também investem na suinocultura. O projeto envolveu duas bacias hidrográficas (nos municípios de Concórdia e Braço de Norte) e 176 suinocultores.

Entre os resultados alcançados estão o treinamento de 92 produtores em práticas ambientalmente sustentáveis e manejo dos dejetos de suínos, a avaliação de tecnologias que diminuem o impacto ambiental da suinocultura e o desenvolvimento de projetos de intervenção tecnológica para todas as propriedades das duas bacias hidrográficas. “Tivemos o mérito de olhar para a questão ambiental de forma ampla, propondo e testando soluções que se mostraram eficazes”, afirmou Paulo Armando de Oliveira, que foi o coordenador técnico do Projeto Suinocultora Santa Catarina.

Os vencedores do Prêmio Expressão de Ecologia 2007 serão homenageados em cerimônia de premiação prevista para março do ano que vem. O local e a data ainda serão definidos. Mas até o final de novembro será publicado o Anuário Expressão de Ecologia 2007, que vai mostrar os casos vencedores do 15º Prêmio Expressão de Ecologia. A publicação vai apresentar ainda as ações públicas e privadas que beneficiam o meio ambiente na região Sul, além de discutir temas importantes como o aquecimento global.