Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportações africanas perdem status da UE

<p>Medida foi recomendada após reprovação do plano de controle sanitário da África do Sul.</p>

Redação (19/11/2007)- A União Européia, através do seu departamento de saúde e defesa do consumidor recomendou que a África do Sul seja retirada da lista de países que podem exportar carne de avestruz, outras aves, leite, mel, suínos e carne bovina para a Europa, uma vez que foi reprovada em seu plano de vigilância de resíduos.

Embora as exportações de carne bovina sigam normalmente, os 1,2 bilhões de dólares movimentados com a carne de avestruz estão ameaçados. Philip Tod, representante da UE , confirmou a recomendação após uma delegação europeia de saúde ter declarado que o sistema de controle de resíduos da Africa do Sul era ineficaz.

Testes de resíduos na carne envolve um exame para detecção de antimicrobianos e antibióticos, como a penicilina, pesticidas e estimulantes de crescimento que poderiam prejudicar os consumidores.

A decisão final sobre se a proibição total da África em exportações para UE deverá ser tomada no final do próximo mês, disse Tod. "A decisão depende das garantias e informações fornecidas pelas autoridades locais".