Redação (07/11/2007)- A atividade é desenvolvida em 136 mil propriedades, das quais, 74% são de pequenos produtores. A suinocultura gera 217 mil empregos diretos, e apesar de estar presente em todo o Estado, possui concentrações de atividades nas regiões de Castro, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
A média do consumo da carne suína no Paraná chega a 20 quilos/ano por pessoa, enquanto no Brasil essa média é de 12 quilos/ano por pessoa. No entanto, em regiões da Europa, como Dinamarca, o consumo atinge 80 quilos/ano por pessoa. E para aumentar a valorização e consumo do produto no mercado interno, a Associação Regional dos Suinocultores do Centro-Sul do Paraná (Suinosul) está desenvolvendo uma série de ações no Estado. Entre elas, a introdução da carne suína na alimentação escolar.
De acordo com o presidente da Suinosul, Carlos Francisco Geesdorf, a entidade já treinou 1,3 mil merendeiras de escolas públicas sobre o preparo do produto, e a meta para 2008 é repetir o trabalho com nutricionistas. Segundo ele, a carne suína já faz parte de cardápios escolares em cidades como Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Capitão Leônidas Marques. “A idéia é mostrar a qualidade do produto, que tem baixo nível de colesterol, além de ser muito saborosa”, disse.
A criação da Escola da Carne, que será instalada no município de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, também ajudará a impulsionar todo o segmento envolvido com a suinocultura. Segundo Geesdorf a escola será voltada para a formação adequada dos profissionais de diferentes setores que atuam nesse mercado. “A proposta é disseminar tecnologia para profissionalizar cada vez mais todos os elos que trabalham no segmento”, disse.
E para chegar ao consumidor, a entidade tem trabalhado na divulgação dos produtos. Durante esta semana, quem passar pelo Mercado Municipal de Curitiba poderá conhecer e provar a carne e derivados de suínos produzidos no Estado. Uma minifazenda também foi montada para mostrar todas as etapas de produção, do campo à indústria. “Aqui o consumidor poderá conhecer novos produtos, novos cortes, e saborear nossos produtos”, finalizou Geesdorf.