Da Redação 18/10/2007 – Em reunião ocorrida na tarde de ontem (17/10), em Florianópolis (SC), entre o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira e o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Wolmir de Souza, ficou decido que a questão da pauta do ICMS para comercialização de suínos vivos de Santa Catarina para outros Estados terá definições nas próximas semanas. O valor praticado hoje, que é de R$1,70, passará para R$ 1,30. “O governador se comprometeu com a pauta, agora é só questão de tempo, ou seja, o documento precisa ser publicado oficialmente para ser posto em prática no Estado”, afirma Wolmir.
Outro ponto abordado por Souza foi a questão da cobrança indevida da Guia de Trânsito Animal (GTA) dos independentes. “Luiz Henrique afirmou que já deu encaminhamento aos documentos e o mesmo está na Assembléia para votação que ocorrerá nos próximos dias”, completa Wolmir. A questão das exportações para Rússia também foi discutida, já que o governador viajará para o país no dia 21 de outubro.
Wolmir saiu otimista do encontro, adiantando que a situação está a um passo de ser resolvida. “Conversamos muito sobre os boatos que ocorreram sobre o embargo russo à carne suína catarinense, o governador afirmou que irá à Rússia para obter informações e esclarecer esses boatos, e ainda, buscar soluções. Ele também se mostrou otimista ao mercado suinícola”, reforça. Por fim, o governador adiantou para o presidente da ACCS, que as exportações de suínos para os países da China e Cingapura estão com negociações bem adiantadas.