Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Lançamento oficial da Campanha Um Novo Olhar no RS

<p>Yeda Crusius chefia almoço no Palácio Piratini.</p>

Redação (24/09/07) – A Governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, vai comandar a cerimônia que marca o lançamento oficial da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” no estado, durante almoço realizado em sua residência, no Palácio Piratini. Para o Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)Rubens Valentini, o desempenho da Campanha no Rio Grande do Sul é a grande prova de que a articulação institucional, a parceria entre produtores, órgãos públicos e a indústria “tem tudo para colocar o consumo da carne suína no Brasil nos níveis alcançados no mercado internacional”.

A Campanha em Porto Alegre produziu um grande impacto junto a mídia. Antes mesmos do encerramento, o setor de imprensa do projeto já contabiliza mais de 50 inserções na mídia impressa local e nacional, além de cinco matérias em diferentes canais de televisão, inclusive Globo e SBT. Para o Diretor de Marketing da ABCS, Fernando Barro, a resposta da mídia reflete a articulação montada em torno da campanha no Rio Grande do Sul, que envolveu inúmeros organismos governamentais e privados.
O presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador, responsável pela implementação do projeto, disse que a campanha superou todas as expectativas e que agora a ACSURS se prepara para levar os conceitos da Um Novo Olhar para o interior do estado. “Nós somos ótimos na produção, temos excelentes indústrias, precisamos ser muito bons também na comercialização”, sintetizou Folador.

A campanha atingiu os formadores de opinião em todos os níveis da sociedade gaúcha. Durante uma semana, a campanha operou um estande no Mercado Municipal de Porto Alegre através do qual milhares de pessoas tiveram o primeiro contato com os novos cortes propostos para facilitar o ingresso da carne suína no cotidiano dos brasileiros. Antes disso, os nove açougues que operam no Mercado Público Municipal participaram de treinamento dado pela ABCS, em curso oferecido nas instalações do SINDIPOA. Como resultado, os cortes da campanha já podem ser encontrados nos açougues do Mercado Público, um dos espaços mais concorridos de Porto Alegre, por onde transita uma média diária de 40 mil pessoas.

Na outra ponta, numa parceria com o Frigorífico Mabella a Campanha está sendo apresentada no Supermercado Zaffari-Country, um dos pontos de varejo mais sofisticados da capital gaúcha. O Zaffari, que ocupa a quarta posição no ranking dos supermercados brasileiros, mandou rodar vistosos folhetos com a logomarca da campanha e cortes de carne suína, que distribuiu nas 37 lojas que opera no Rio Grande do Sul.

DESDOBRAMENTOS

A mídia dedicou especial atenção à exposição sobre a história da suinocultura montada pela campanha no estande do Mercado Público. Um acordo com a Secretaria de Educação permitiu que dezenas de crianças todos os dias visitassem o estande para conhecer a importância social, histórica e econômica da suinocultura no estado e através dos tempos.
Agora, a ABCS e a ACSURS estão articulando um acordo com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul para sistematizar os cerca de 200 eventos de gastronomia suína que ocorrem nos municípios do interior. A idéia é construir uma página no Site da Secretaria de Turismo e repassar tecnologia de receptivo para as comunidades.

O Secretário Nacional de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Edson Lupatini, confirmou sua presença no evento. Ele coordena o protocolo nacional de fomento do consumo de carne suína. Estarão também presentes no almoço Secretários de Estado, dirigentes da indústria, lideranças do setor produtivo, além do Presidente da ABCS, Rubens Valentini, e da ACSURS, Valdecir Folador.