Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Stephanes lança série do agronegócio

<p>O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e o secretário de Política Agrícola, Edílson Guimarães, lançaram ontem (20/09) a Série Agronegócios.</p>

Redação (21/09/07) – A coleção, editada pela Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa) em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), é composta por nove livros que trazem uma síntese das informações mais recentes sobre dez cadeias produtivas do Brasil: milho, soja, carne bovina, agroenergia, algodão, flores, mel, madeira, frutas e produtos orgânicos e marca os 15 anos de criação da Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa).

Para Stephanes, a publicação é um importante instrumento para pesquisa na área do agronegócio. “Uma função acadêmica e de pesquisa que vai servir de base para novas pesquisas ou estudos na área de política agrícola. Na medida que eles detenham informações de um longo período de cada cadeia produtiva num único documento, isso faz parte da construção da política agrícola.”

15 anos da SPA — Na solenidade, Guimarães e os oito secretários que o antecederam na SPA foram homenageados pelo trabalho desenvolvido em benefício da agricultura brasileira. Em discurso, o ministro elogiou a capacidade técnica e a formação acadêmica da equipe da SPA. “A secretaria sempre foi composta por pessoas com formação em economia agrícola, administração rural, sociologia rural e mesmo em outras linhas de conhecimento, com formações em universidades brasileiras e pós-graduações em muitos países, o que possibilita reunir um conhecimento muito grande”.   

Os livros fazem uma análise de pontos positivos e de fatores críticos de competitividade em cada uma das cadeias, com objetivo de auxiliar a elaboração de políticas públicas na área do agronegócio. A série também pode ser utilizada como ferramenta para a iniciativa privada no planejamento estratégico de seus negócios.

Para o secretário de Política Agrícola, Edílson Guimarães, a Série Agronegócios será de grande utilidade para o agronegócio brasileiro. “Tenho convicção de que os estudos contribuirão para a promoção do crescimento competitivo do agronegócio no Brasil”, disse. A coleção estará disponível a partir de segunda-feira no portal do Mapa: www.agricultura.gov.br.