Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação de carnes

<p>Discussões entre China e Brasil podem beneficiar as exportações.</p>

Redação (18/09/07) –  O vice-ministro de Quarentena da China (AQSIQ), Wei Chuanzong, e uma equipe de mais cinco representantes do governo chinês estão hoje no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, para a reunião da Subcomissão de Inspeção e Quarentena da Comissão Sino-brasileira de Alto Nível (Cosban). Do lado brasileiro, participaram os secretários de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, e de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, além de técnicos das duas áreas do Mapa.

“O objetivo do encontro é conhecer mutuamente os serviços de inspeção e quarentena e a partir daí assinar acordos. A China precisa dos alimentos que podemos vender e nós precisamos do mercado chinês”, avaliou o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz. A reabertura do mercado de bovinos e a ampliação da exportação de suínos e aves são os principais assuntos da pauta brasileira.

A subcomissão é um mecanismo de consulta mútua e um fórum de decisões das áreas de defesa animal dos dois países, que deve contribuir para dar mais previsibilidade ao comércio e tornar o diálogo mais fluido. No fim do dia de hoje, está prevista assinatura do Estatuto da Subcomissão de Quarentena da Comissão de Alto Nível.