Redação AI (11/09/07) – O mercado avícola de postura precisa se tornar cada vez mais competitivo. As margens estão cada vez mais estreitas ao longo de décadas e o mercado premia a eficiência e “pune” os produtores reféns dos altos custos. Nos Estados Unidos, por exemplo, os dez maiores produtores produzem 42% dos ovos consumidos no País.
Poucos produtores vão produzir cada vez mais ovos no Brasil e essa consolidação continuará. Grandes operações geralmente vão ter vantagens em economia de escala e podem investir e melhorar inclusive a tecnologia empregada na produção, o que irá permitir reduzir ainda mais os custos de produção.
É preciso falar muito sobre os custos de produção, mas devemos falar mais é em como vender melhor nosso produto, como um produto diferenciado, com melhores margens de negociação e ampliar o consumo de ovos, com preços estáveis. Inclusive criando a cultura da “marca” do ovo, conseguindo melhores preços pelo ovo.
Para debater estas questões, a Hy-Line do Brasil promoverá um amplo debato no Congresso Latino Americano de Avicultura, que acontece em Porto Alegre, entre os dias 25 e 28 de Setembro.