Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade avícola

<p>O relatório das auditorias realizadas pelo Mapa em oito Estados, para definição do conceito de cada um no Plano Nacional de Prevenção à Influenza Aviária e Controle da Doença de Newcastle, deverá ser divulgado nesta semana.</p>

Redação AI (10/09/07) – Os Estados auditados são Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.

Segundo o chefe do Serviço de Sanidade Animal da Superintendência da Agricultura (Mapa/RS), Bernardo Todeschini, as auditorias são obrigatórias para organizar o trânsito entre os Estados que aderiram ao programa.

Entretanto, para a responsável por sanidade avícola da Secretaria da Agricultura (Seapa), Adriana Reckziegel, o conceito deverá ser divulgado em novembro, quando todas as auditorias tiverem sido realizadas. “A greve dos fiscais federais agropecuários é um dos motivos para a demora na divulgação do conceito”, comentou Adriana. Os níveis de classificação serão de A a D. Os estados que não aderirem ou que não forem classificados receberão D.

Técnicos do Departamento de Produção Animal (DPA) e do Mapa reuniram-se, na quinta-feira, na Seapa, para debater propostas de padronização de inspeções sanitárias no RS. Segundo Adriana, foi acertada a realização, a cada mês, de coletas de matrizes em dez propriedades para testes de Influenza Aviária e Newcastle.