Redação SI (10/09/07) – A campanha Um novo olhar sobre a carne suína começa no Rio Grande do Sul na segunda-feira, dia 10 de setembro, às 9h, com atividades em estande no Mercado Público Central de Porto Alegre até o dia 15, com apoio do Escritório de Turismo de Porto Alegre. “Um novo olhar” é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), em parceria com o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa).
O objetivo é reestruturar a forma de distribuição, apresentação e comercialização do produto pelos frigoríficos e pontos de venda (açougues e supermercados), sugerindo cortes mais práticos e funcionais que ofereçam alternativas capazes de atender às expectativas dos clientes. Hoje, a carne suína tem a preferência de 46% da população brasileira e é reconhecida em diversos países como um produto de alimentação saudável, saboroso e nutritivo.
Especialmente para a campanha, foram criados 30 cortes suínos comerciais e 50 “cortes gastronômicos” que oferecem porções funcionais, econômicas e adequadas ao universo cultural do consumidor. Um kit de receitas foi elaborado para distribuição e apresenta delícias como o Molho a Bolonhesa de Carne Suína, Bife de Lombinho, Strogonoff, Tiras em Molho Oriental, Yakissoba, Churrasquinho, Guisadinho de Paleta Suína e Prime Rib.
Programação
No Mercado Público, a campanha será apresentada de 10 a 15 de setembro em estande de 30 metros quadrados com exposição e degustação dos novos cortes suínos, além de mostra de fotos, exibição de vídeos e distribuição de receitas gastronômicas e folhetos com informações nutricionais. No local, os visitantes, entre eles alunos de escolas públicas de Porto Alegre, conhecerão mais sobre o assunto e a história das associações dos criadores. Os novos cortes suínos já serão comercializados nos nove açougues do Mercado Público.
Em ação da campanha, o Frigorífico Mabela, de Frederico Westphalen/RS, em parceria com a Rede Zaffari de Supermercados, desenvolverá projeto piloto de 10 de setembro a 10 de outubro em uma unidade Zaffari da capital. Cortes diferenciados de carne suína serão apresentados em gôndola, com balcão para degustação e distribuição de folhetos informativos.
A programação terá no dia 11 de setembro, às 19h, palestra da nutricionista Neura Bragagnolo, do Departamento de Ciência de Alimentos/Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas/SP, na sede da Federasul, falando sobre o tema “Comparativos nutricionais entre proteínas de origem animal”. O evento é voltado para nutricionistas do estado e técnicos extensionistas rurais da Emater que atuam na área alimentar.
Ação inovadora
O presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Folador, ressalta a importância da base desenvolvida pela ABCS que possibilita ações inovadoras, através da ACSURS, com uma abordagem mais completa, gerando boa expectativa entre os produtores no estado. “Coube aos produtores desenvolverem a campanha que, a médio e longo prazos, apresentará os primeiros resultados, passando pelas cadeias da indústria e supermercados”, diz Folador. “A suinocultura saiu na frente e mostra ao consumidor o progresso da carne suína, com nova forma de comercialização, provando que a ação não termina na granja, mas vai além da porteira.”
Destacando os investimentos que serão feitos no setor e sua contribuição para a economia do país, o presidente da ABCS, Rubens Valentini, salienta que a campanha, ao oferecer o produto de forma prática e atraente, atingirá o objetivo de “desafazer o nó” no comércio da carne suína. “No varejo, o sucesso da campanha é fantástico e a adesão da indústria é fundamental”, afirma Valentini, lembrando que o movimento exige a participação de todos os elos da cadeia.
“Um novo olhar” tem a parceria da Emater, através do Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves. Conforme o chefe-geral, Elsio Figueiredo, o órgão federal apóia os produtores como promotor do desenvolvimento na área da tecnologia, pesquisa e políticas de crédito, além do controle da carne suína. “A campanha é séria e acerta ao enfatizar a qualidade do produto e seus benefícios à população, estimulando o produtor a agregar valor e obter mais rendimento. Esperamos o apoio de todos os envolvidos: o produtor, o varejo e o consumidor, para o êxito do processo, da propriedade à mesa.”
Para referência
Os organizadores acreditam que a campanha provocará aumento do consumo de carne suína no país em 1Kg per capita/ano, passando dos atuais 12Kg para 13Kg. Em 2006, o Brasil exportou carne suína para 76 países e o RS, com um consumo individual de 20Kg/ano, é desde o ano passado o segundo maior produtor e o maior exportador de carne suína no país. Através de melhorias no manejo, genética, sanidade e nutrição, a carne suína brasileira é uma das mais seguras para consumo humano. Livres de doenças, os suínos se tornaram fontes de carnes nobres e de saúde. Hoje, mais de 70 países consomem carne suína do Brasil – o quarto exportador mundial. Diversas pesquisas no mundo indicam os benefícios nutricionais da carne suína que tem grande quantidade de potássio, auxiliando na manutenção da normalidade da pressão sangüínea, e é rica em sais minerais. E o mais importante: é uma carne magra.