Redação (31/08/07) – As vendas no mês foram de US$ 393 milhões. Já a média nacional apresentou uma queda de 3% nas exportações de julho, que somaram US$ 5 bilhões. Os números são da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
“A demanda internacional por alimentos está em crescimento. O país todo se beneficia com esta situação. Mas atender às exigências dos países consumidores é fundamental para conquistar o mercado mundial. Minas tem uma variedade de produtos muito grande. Além disso, estamos investindo constantemente na qualidade e na segurança alimentar daquilo que produzimos”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, que também preside a Comissão Nacional de Comércio Exterior da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).
O café, principal produto na pauta de exportações do agronegócio mineiro, apresentou crescimento de 16% e contribuiu com quase a metade do valor das vendas do mês. A comercialização do produto, em julho, gerou US$ 173 milhões.
Nos índices de crescimento da pauta de exportação de Minas, o álcool se destaca com aumento de 110% no valor das vendas, chegando a US$ 19,9 milhões, enquanto as exportações nacionais do produto, no mesmo período, despencaram 44%. O volume de vendas do álcool mineiro foi de 39 mil toneladas. Um aumento de 184% em relação a julho de 2006. Já no país, houve uma queda de 27%. “O potencial para o crescimento da produção e exportação de etanol em Minas é enorme. Além da grande disponibilidade de área para plantio da cana, sem redução de outras culturas, o Estado está despertando o interesse de várias indústrias de açúcar e álcool”, comenta o secretário de Minas Gerais.
No setor de carnes, as vendas de carne de frango foram as que mais cresceram: 108 % em valor (US$ 17 milhões) e 48% em volume (12,8 mil toneladas). “A ausência da gripe aviária no território nacional qualifica Minas e o país como um fornecedor confiável”, explica Gilman Viana. O setor de laticínios também se beneficiou com as exportações. Mesmo com a redução de 19% no volume, em relação a 2006, as vendas de julho geraram US$ 5 milhões, um crescimento de 88%. “Os preços tiveram boa recuperação no mercado interno e a demanda internacional está sendo muito grande, por causa da crise da produção leiteira em outros países exportadores. Isso explica o aumento do valor das vendas mesmo com a queda de volume exportado”.
Acumulado do ano
No acumulado do ano, as exportações do agronegócio de Minas também cresceram mais que a média nacional. Enquanto, no País, as vendas nos primeiros sete meses aumentaram 16% em relação ao mesmo período de 2006, no Estado, o incremento foi de 18% e chegou a US$ 2,69 bilhões.
Os destaques no período foram: carnes (37%), álcool (170%), laticínios (58%). Já os setores que mais contribuíram para o valor total das exportações mineiras nos sete primeiros meses do ano foram: café (US$ 1,4 bilhão), carnes (US$ 355 milhões), madeiras e subprodutos (US$ 304 milhões).