Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

6o Congresso Brasileiro de Agribusiness

<p>O evento realizado pela ABAG terá como destaque na programação a participação do professor da Universidade de Illinois Robert Thompson e o indiano Ashok Gulati, diretor da International Food Policy Research Institute.</p>

Redação (15/08/07) – “Brasil, Um Só Agronegócio” é o tema que a ABAG – Associação Brasileira de Agribusiness definiu para ser discutido na sexta edição do Congresso Brasileiro de Agribusiness (6º CBA) nos dias 27 e 28 de agosto, no Hotel WTC (Av. das Nações Unidas, 12.559), em São Paulo. A organização do evento espera receber cerca de 600 participantes entre produtores, empresários, industriais e estudiosos.

Para Carlo Lovatelli, presidente da ABAG, “o agronegócio no país carece de uma estratégia soberana e nacional. Traçar dicotomia na agricultura entre alimentar e energética, bem como familiar e empresarial, representa uma perda de objetivos. Nós defendemos que o Agronegócio deve ter uma política coesa e convergente”. E é acreditando neste trabalho integrado que o 6º CBA trará dois convidados internacionais, além de outros conferencistas  que vão tratar de assuntos como “Agroenergia”, “Sustentabilidade”, “Investimento em Produção e Comercialização” e “Cooperativismo”.

Entre os convidados que confirmaram a presença estão: o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes, o Governador do Estado de São Paulo José Serra, o jornalista Arnaldo Jabor, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan, o Professor da Universidade de Illinois Robert L. Thompson (EUA) e o Diretor da International Food Policy Research Institute (IFPRI), Ashok Gulati (Índia).

O setor do agribusiness brasileiro enfrenta uma série de dificuldades como a diferença cambial, uma política de comércio exterior desvantajosa, uma série de barreiras no mercado mundial e dificuldades de infra-estrutura no mercado nacional. Apesar disso, a safra de grãos, neste ano, deve marcar um recorde histórico e a exportação de produtos agroindustriais deve crescer em volume, contribuindo com a balança comercial brasileira.

INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente no site da associação, no endereço: www.abag.com.br. O valor da taxa de inscrição é R$ 350,00 e o prazo limite para inscrever-se é até 22 de agosto. Dúvidas podem ser esclarecidas na Wenter Eventos, telefone 11 5181-2905 ou pelo e-mail: [email protected].

PROGRAMAÇÃO

Na segunda-feira, dia 27, a palestra de abertura, “Brasil: um só Agronegócio”, começa às 16h e será proferida pelo jornalista Arnaldo Jabor.

Em seguida dois painéis completam a programação do primeiro dia de evento: “Investimento em Produção e Comercialização”, com a participação do ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan, do moderador Luis Carlos Guedes Pinto (Banco do Brasil) e ainda dos debatedores Jackson Schneider (Anfavea), José Fernandes Jardim Jr. (Cocamar), Manoel Felix Cintra Neto (BM&F) e Sergio Barroso (Cargill). O painel “Cooperativismo” terá a participação do palestrante Roberto Rodrigues (FGV), como moderador o vice-presidente da Abag e presidente da Andef, Cristiano Walter Simon e como debatedores Márcio Lopes de Freitas (OCB), Dilvo Grolli (Coopavel), Carlos Alberto Paulino da Costa (Cooxupé) e o deputado Marcos Montes (CAPADR).

O primeiro dia do evento se encerra com a tradicional entrega da homenagem a Roberto Rodrigues, eleito personalidade do Agronegócio 2007, prêmio que será entregue pelas mãos do homenageado ano passado, o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli. Logo após haverá o tradicional jantar para todos participantes do evento e imprensa.

Na terça-feira, dia 28, a programação começa às 9h, com o painel “Sustentabilidade”. O palestrante é Ricardo Young Silva, do Instituto Ethos, o moderador Roberto Waack (Amata Brasil/ARES) e os debatedores José de Menezes Berenguer Neto (Banco ABN Amro Real), Ocimar Villela (Amaggi), Ricardo Vellutini (Du Pont) e a diretora da Abag e Abag Ribeirão Preto, Mônika Bergamaschi.

Em seguida, o tema é “Agroenergia”, com o palestrante Paulo Roberto Costa (Petrobras). O moderador é Marcos Sawaya Jank (Unica) e os debatedores Luiz Custódio Cotta Martins (Siamig), José Zílio (ALF International), José Carlos Toledo (Udop) e Carlos Roberto Silvestrin (Cogen).

Após o almoço, o 6º CBA traz no painel “Visão Internacional: um só Agronegócio”, dois palestrantes internacionais: Robert L. Thompson, professor da Universidade de Illinois (EUA) e Ashok Gulati (IFPRI – Ásia). Fábio Chaddad, do Ibmec São Paulo, participa da palestra juntamente com eles e a moderação entre os três será feita pelo Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues.

Às 16h, no painel “Brasil: um só Agronegócio”, o economista Eduardo Giannetti (Ibmec São Paulo) encerra a programação do evento, tendo como moderadores o presidente e o vice-presidente da Abag, Carlo Lovatelli e Luiz Carlos Corrêa Carvalho.

Para a cerimônia de abertura e encerramento do congresso, a Abag convidou também os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Reinhold Stephanes e Miguel Jorge e o governador de São Paulo, José Serra.

A programação completa do 6º CBA também pode ser acessada diretamente no site da ABAG – www.abag.com.br.