Redação AI 13/08/2007 – O Brasil se tornará em setembro a capital da avicultura latino-americana. Depois de quase duas décadas e meia, o País volta a sediar uma edição do maior evento avícola da América Latina. O XX Congresso Latinoamericano de Avicultura acontece entre os dias 25 e 28 de setembro, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, capital gaúcha. "Durante quatro dias, as atenções da avicultura mundial estarão voltadas ao Brasil", afirma Ariel Antonio Mendes, vice-presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) e coordenador científico do XX Congresso Latinoamericano de Avicultura. "Nesse período, os representantes das mais importantes entidades internacionais da cadeia avícola estarão no congresso para debater os temas mais importantes para o setor e também para conhecer as novidades mais recentes em tecnologia e pesquisa", completa.
Tudo indica que este será o maior evento promovido pela Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA). A 20ª edição do Congresso terá uma programação técnica, científica e empresarial, desenvolvida simultaneamente em cinco salas do Centro de Eventos da Fiergs e uma feira de negócios no Centro de Exposições com a participação de empresas de todos os segmentos que compõem a cadeia avícola.
Já estão confirmados 54 conferencistas (vindos de diferentes países) e o número de trabalhos inscritos também supera o registrado em edições anteriores. Serão 40 diferentes temas, palestras magistrais, cinco mesas-redondas e várias reuniões paralelas, como a do World Poultry Science Association (WPSA), do International Poultry Council (IPC) e o V Seminário do Instituto Latinoamericano del Huevo.
Público
Exposição
O XX Congresso Latinoamericano de Avicultura, que já ostenta números indicando que a edição brasileira será a maior promovida pela ALA também apresentará as novidades mundiais para o setor em tecnologia e equipamentos durante a exposição (realizada em paralelo ao Congresso), com a presença de 180 expositores, mais da metade estrangeiros. A mostra das empresas ocupará uma área de 30 mil m2 da sede da Fiergs.
Veja a programação completa do evento aqui
Os resíduos em debate
Os problemas e impactos causados pelos resíduos gerados em diversas etapas da cadeia produtiva avícola estão sendo debatidos em um workshop específico sobre o tema durante o XX Congresso Latinoamericano de Avicultura. Realizado como atividade pré-congresso no dia 25 de setembro, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho após uma apresentação geral sobre o assunto. Cada grupo debate uma problemática específica e ao final será estruturado um documento único para ser apresentado em plenária do workshop, sendo depois integrado ao documento final do Congresso. O objetivo deste workshop é buscar soluções e alternativas para um problema emergente na América Latina, aonde a atividade avícola vem acelerando o crescimento. No grupo 1, o enfoque será em aves mortas, cama de frango e de poedeiras. No grupo 2, a discussão será em torno de resíduos de abatedouros e plantas de processamento, incubatórios e ovos. No grupo 3, será debatido os resíduos tecnológicos. A coordenação do workshop é do pesquisador Cláudio Bellaver, da Embrapa Suínos e Aves, e de Juan Daniel Irigoyen, da Capia (Argentina).
Veja aqui o programa do workshop sobre resíduos na avicultura.