Redação SI (08/08/07) – O programa terá sua estrutura centrada na Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e suas vinculadas, IMA, EMATER e EPAMIG, apoiado pelas Câmaras Técnicas. Essa estrutura será criada através de decreto com representantes dos principais setores envolvidos na produção de suínos, insumos, genética, elementos identificadores, industrialização, comercialização dos produtos da suinocultura.
O IMA, Instituto Mineiro de Agropecuária, terá como responsabilidade à implantação e gerenciamento da Base de Dados Estadual – BANDES, cadastro de propriedades e produtores, vistorias e supervisão das propriedades, emissão do Certificado de Granja com Certificação de Origem e Rastreabilidade e documentos de identificação e movimentação, acompanhar o abate. A adesão do criador ao programa será voluntária e deve atender os requisitos estabelecidos pelo Programa tais como, cadastro do produtor e propriedade, assinatura de temo de compromisso e outros definidos pelo sistema operacional.
A identificação do animal será individual, através da aplicação pelo proprietário, de elementos identificadores com os códigos de identificação já impressos nos mesmo pelo fabricante. O código de identificação será único no Estado, composto de 15 dígitos em modelo e padrões aprovados pela Câmara Técnica, levando-se em conta a facilidade na aplicação e leitura, durabilidade, efeitos na saúde (animal e humana), segurança à prova de fraudes, aceitabilidade pela industria, custo, conveniência, respeitando as normas ISO e INMETRO.
A ação parte de um convênio a ser firmado entre o Instituto e a Universidade Federal de Santa Maria (RS), que irá disponibilizar o programa Geo Suíno, permitindo assim a rastreabilidade e a certificação de origem, o que irá agregar valor ao produto e garantir a segurança alimentar.
A ASEMG e o IMA convocam os presidentes das Associações e Cooperativas do Estado para discutir os pontos não consensuais das minutas apresentadas durante a reunião que terá início às 14:00.
Serviço:
Reunião Sobre Rastrabilidade Suina nao Estado de Minas Gerais
Local: Auditório da ASEMG – Av. Amazonas, 6020, Gameleira – BH
Data: 09/08/07
Horário: 14:00