Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Profissionalização do suinocultor

<p>Embrapa e Copérdia levam formação a produtores de suínos com o Curso Suinocultura Profissional.</p>

Redação SI (03/08/07) – A Embrapa Suínos e Aves e a Copérdia iniciam hoje, 3 de agosto, o Curso Suinocultura Profissional. Dividido em 17 módulos e com um total de 136 horas, o curso repassará a 26 produtores associados da Copérdia conhecimentos sobre todos os aspectos que envolvem a suinocultura.

De acordo com o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Elsio Figueiredo, a Copérdia é uma das principais parceiras da Unidade, condição que propiciou a oferta do curso. Além disso, é intenção cada vez maior da Embrapa Suínos e Aves fazer com que os conhecimentos gerados pelos pesquisadores da Unidade cheguem rapidamente aos produtores. "O Curso Suinocultura Profissional é uma forma de acelerar essa transferência", acredita Elsio Figueiredo.

As aulas do curso serão realizadas sempre às sextas-feiras, com intervalo de três semanas entre uma e outra. Cada uma delas terá oito horas de duração. Todo a programação será desenvolvida na sala de cursos da Embrapa. Na primeira aula, o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Elsio Figueiredo, e o diretor da Aurora, Neivor Canton, vão explicar aos produtores a atual situação da suinocultura em Santa Catarina, no Brasil e no mundo.

As aulas seguintes vão explorar assuntos como Planejamento e Fluxo de Produção da Suinocultura, Gestão da Propriedade Suinícola, Biossegurança na Suinocultora, Manejo Reprodutivo, Produção de Leitões, Manejo Sanitário, Manejo Pré-Abate e Gestão Ambiental da Propriedade. A expectativa é de que o produtor saia das aulas em condições de atuar como um "suinocultor profissional". O curso será ofertado dentro do programa Unicooper, da Copérdia, e poderá ter mais turmas de associados da cooperativa de acordo com as necessidades observadas pela Copérdia e Embrapa.