Redação (30/07/07) – Ao longo de sua história no Brasil, a DuPont sempre se preocupou em zelar pela segurança das operações e dos produtos gerados ao longo da cadeia produtiva de alimentos no País. Esse empenho se mostrou muito forte por meio de sua divisão de soluções químicas, a DCSE (DuPont Chemical Solutions Enterprise), que vem trabalhando em diversas frentes para promover a biosseguridade e a segurança alimentar entre as indústrias brasileiras.
Recentemente, a DCSE deu mais uma contribuição para que a indústria alimentícia do Brasil atenda às exigências do mercado e também assegure a qualidade dos produtos e a segurança dos trabalhadores, tornando-se cada vez mais competitiva. Em setembro do ano passado, a companhia anunciou o Programa DuPont de Gestão em Biosseguridade e Segurança Alimentar. O objetivo é transformar, por meio de um modelo de gestão desenvolvido e aprimorado pela DuPont, o padrão de comportamento reativo com ações isoladas em uma atuação mais sistêmica e integrada que envolva tecnologia, processos, produtos e, fundamentalmente, o fator humano das organizações. Promovendo essa iniciativa em todos os elos da cadeia produtiva, é possível solucionar grande parte dos desafios sanitários devidos a essa deficiência na gestão operacional.
Na mesma linha estratégica de mudança cultural na indústria brasileira de alimento, a DCSE lançou em outubro de 2006 três novos Kits DuPont de Biosseguridade para empresas que buscam ajuda na redução da disseminação de vírus ou bactérias. Os Kits DuPont de Biosseguridade Pessoal e os Kits DuPont de Biosseguridade para o Local de Trabalho foram originalmente desenvolvidos pela DuPont como elementos do seu próprio plano de contingência contra doenças e agora estão disponíveis para outras organizações interessadas na manutenção do bem estar de seus funcionários. Já o Kit DuPont de Biosseguridade para a Fazenda ajuda na prevenção e no controle da disseminação de vírus no ambiente rural e conta com o desinfetante e virucida Virkon® S DuPont. Esse importante componente foi fornecido para 69 países a pedido da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para ajudar a controlar a disseminação da gripe aviária no ambiente rural.
Para o elo da cadeia produtiva de alimentos que trabalha especificamente Saúde Animal, a área DuPont Animal Health Solutions (DAHS), da divisão de soluções químicas da DuPont, também oferece programas de controle e combate a doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e coccídias consideradas altamente contagiosas para as granjas. Ao longo do tempo, essas iniciativas de biosseguridade têm gerado excelentes resultados na melhor conversão alimentar e na redução do uso de medicamentos e dos índices de mortalidade e condenações. Esses benefícios garantem às granjas brasileiras maior competitividade nos mercados interno e externo.
Além dos programas de biosseguridade, a divisão de soluções em saúde animal da DuPont possui um amplo portfólio de produtos para o segmento, que inclui desinfetantes, detergentes e equipamentos, além de soluções de diagnóstico baseadas em biologia molecular para a indústria de alimentos. São sistemas automatizados que utilizam o DNA para identificar e rastrear a presença de patógenos. Além disso, vem desenvolvendo uma série de iniciativas na região latino-americana com o objetivo de auxiliar as indústrias, as organizações e os governos locais a adotarem as melhores práticas na prevenção da gripe aviária. Apenas em 2006, foram realizados mais de 30 treinamentos e workshops , conduzidos pela equipe de especialistas da DuPont e consultores convidados.
Como resultado dos esforços de décadas, a DuPont recebeu em 2004 e 2005, da International Association for Food Protection (IAFP) – uma das mais conceituadas organizações internacionais de Segurança Alimentar – o Prêmio Black Pearl Award. A homenagem reconheceu os avanços na área de segurança alimentar promovidos pela DuPont em programas para consumidores e funcionários, atividades educacionais e aderência aos padrões da IAFP. Além disso, a companhia vem se destacando na Europa e Ásia pelo apoio aos governos e empresas em programas de controle, prevenção e contingência da gripe aviária.
Para 2007, a DuPont pretende expandir em 30% seus negócios de limpeza e desinfecção para a América Latina, nas áreas de saúde animal, humana e limpeza industrial. De maneira rentável e sustentável, a companhia planeja aumentar a oferta de soluções para o setor sucro-alcoleeiro e de saúde animal, além de desenvolver uma equipe dedicada especificamente a esses segmentos.