Redação (27/07/07) – A Sadia S.A. fechou o primeiro semestre do ano com crescimento nas vendas físicas e na receita nos mercados interno e externo. O faturamento da companhia entre janeiro e junho foi de R$ 4,5 bilhões e significou aumento de 26,6% na comparação com igual período de 2006, impulsionado principalmente pelas vendas de industrializados no mercado interno e de carne de aves e industrializados no mercado externo. Em volume,, o resultado também foi positivo e superou em 13,4% o primeiro semestre do ano passado, chegando a 1,01 milhão de toneladas.
Na comparação entre o segundo trimestre de 2007 e igual período de 2006, o faturamento foi 29,7% maior e atingiu a marca dos R$ 2,3 bilhões, enquanto o volume de vendas cresceu 12,2%, ficando em 524,3 mil toneladas. Na comparação com o primeiro trimestre de 2007, o faturamento foi 6,7% maior e cresceu 6,8% em relação ao volume de vendas.
O balanço consolidado do primeiro semestre do ano mostra que a participação do mercado externo nas vendas físicas da Sadia vem crescendo e passou de 50,2% entre janeiro e junho de 2006 para 54,4% ao final do primeiro semestre de 2007. Já o mercado interno representou 45,6% do volume de vendas da empresa no mesmo período. Em termos de receita, a participação do mercado externo foi de 47% e a do mercado interno, de 53%.
Um dos destaques do desempenho da Sadia foi o segmento de industrializados, que cresceu 15,6% na comparação semestral em volume e 17,2% em receita. Na relação trimestral, a variação foi de 18% e 19%, respectivamente. O resultado do setor foi positivo tanto no mercado externo quanto no interno. Outro segmento importante foi o de suínos, que demonstrou recuperação nas comparações semestral e trimestral. O volume comercializado aumentou 51,6% entre o 1S06 e o 1S07 e 56% entre o 2T07 e o 2T06, enquanto a receita cresceu perto de 61% nos dois comparativos.
O segmento de bovinos também teve um forte desempenho, evoluindo 49,3% em volume e 54,3% em receita entre os dois semestres comparados. Já na relação trimestral, o aumento foi de 45,5% em volume e de 45,2% em receita. Por fim, o setor de aves teve crescimento de vendas físicas da ordem de 5,7% no semestre e de 1,2% no trimestre. Já o incremento da receita foi bastante significativo, aumentando 23% na relação entre os dois semestres e 35,7% na relação trimestral.
Mercado Interno
Na comparação 1S07/1S06, o volume comercializado pela Sadia no mercado interno cresceu 3,8%, totalizando 463,3 mil toneladas. No que se refere à receita, o desempenho foi bem melhor e chegou a um aumento de 16,1%, totalizando R$ 2,4 bilhões, especialmente puxado pelo avanço de preço médio de 10,7%. Na relação entre o 2T07 e o 2T06, o volume cresceu 1,2%, para 238,5 mil toneladas, e a receita avançou 18,5%, para R$ 1,2 bilhão.
O grande destaque do desempenho da Sadia no mercado interno foi o segmento de industrializados, responsável por cerca de 80% da receita e do volume comercializado no semestre. Na comparação semestral, houve incremento no volume de 13,3% em 2007 e na comparação trimestral, de 13,8%, enquanto a receita aumentou 16% e 17,3%, respectivamente. O resultado foi impulsionado pelo aumento da renda da população brasileira, principalmente das classes baixas, que passaram a comprar mais produtos industrializados. Dentro desse segmento, os itens campeões de vendas foram os presuntos, as salsichas e as mortadelas.
O segmento de suínos cresceu 9,5% em volume e 16% em receita entre os semestres. Na comparação trimestral, as vendas físicas ficaram estabilizadas e houve crescimento de receita da ordem de 13%.
Já em relação às aves, houve retração no volume comercializado na comparação 1S07/1S06, de 33,7%, e entre o 2T07/2T06, de 41%, reforçada pela retomada da demanda do produto pelo mercado externo. Mas, com o avanço do preço médio das aves, a receita fechou o período de janeiro a junho de 2007 com aumento de 8% em relação ao primeiro semestre de 2006 e de 2,4% na avaliação trimestral.
O setor de bovinos também registrou queda, de quase 30% nas vendas físicas entre os dois semestres e de 16,4% entre os trimestres. A retração da receita, porém, foi menor e ficou em 16%, principalmente em razão do aumento de 20% no preço médio da proteína na comparação semestral. A receita trimestral cresceu 14% em comparação com o mesmo período de 2006.
Mercado Externo
No fechamento do segundo semestre deste ano, a receita com exportações cresceu 41,2% na comparação com igual período de 2006, chegando a R$ 2 bilhões, apesar da valorização do real frente ao dólar norte-americano. No que diz respeito aos volumes, os embarques cresceram 23% e totalizaram 552 mil toneladas de produtos exportados.
O grande destaque do mercado externo foi o avanço dos industrializados no mix de vendas da companhia, que cresceram 35,4% entre os semestres e 56,3% entre os trimestres. Quando o assunto é receita, o aumento registrado foi de 28% e 33%, respectivamente, em reais.
O segmento de bovinos fechou o segundo semestre de 2007 com crescimento de 71,4% em volume e de 69,6% em receita, com preços em reais praticamente estáveis. Na avaliação trimestral, as vendas chegaram a crescer 59,7% em volume e quase 50% em receita. O setor de suínos teve um grande incremento nas vendas físicas, totalizando crescimento de 79,2% entre os semestres e de 89% entre os trimestres. Em termos de faturamento, o crescimento foi de 86,4% e 85%, respectivamente.
Por fim, as vendas físicas de aves para o mercado externo tiveram recuperação e cresceram quase 15% e 37,6% em receita na comparação entre os semestres. Na comparação 2T07/2T06, o incremento foi de 12,5% e de 40,2%, respectivamente, em volume e faturamento. Em função da retomada da demanda por carne de aves no mercado externo, a companhia redirecionou parte de sua produção de aves para as exportações.
Resultados
A receita líquida da Sadia no 1S07 acumulou R$ 3,9 bilhões, o que equivale a um incremento de 28,6% na comparação com o mesmo período de 2006. No trimestre, a receita líquida atingiu R$ 2 bilhões, o que significa um aumento de 31,4% em relação ao 2T06. A performance deveu-se ao aumento significativo do volume comercializado e aos preços praticados pela companhia.
Entre janeiro e junho deste ano, o EBITDA foi de R$ 460,7 milhões, o que equivale a um crescimento de 205,6% em relação a igual período de 2006. A margem sobre a receita líquida registrada no semestre foi de 11,8%, ante os 5% do primeiro semestre do ano passado. Já em relação ao período de abril e junho deste ano, o EBITDA foi de R$ 229,3 milhões e correspondeu a uma margem de 11,4% sobre a receita líquida, ante os 4,4% do mesmo período do ano passado.
O lucro líquido do 1S07 ficou em R$ 205,5 milhões, enquanto no mesmo período de 2006 o número ficou na casa dos R$ 84,5 milhões. No trimestre, o lucro líquido alcançou a marca dos R$ 109,5 milhões, resultado muito superior ao obtido no 2T06.
No final de junho de 2007, a dívida financeira líquida da Sadia totalizava R$ 1.106,2 milhões, valor inferior aos R$ 1.186,9 milhões registrados ao final do primeiro trimestre de 2006. A relação dívida líquida sobre patrimônio líquido encerrou o período de abril a junho em 42,3%.