Redação AI (12/06/07) – A Merial Saúde Animal, líder mundial em produtos veterinários concluiu experimento de campo de sua nova vacina Vaxxitek® HVT + IBD, que controla simultaneamente duas importantes doenças da avicultura: Marek e Gumboro, com uma única dose, ministrada em ambiente controlado do incubatório.
O teste ocorreu em 16 granjas de aves comerciais em diferentes regiões produtoras de ovos no Brasil: GO, RS, ES, PE e SP. As vacinações foram realizadas no primeiro trimestre do ano de 2007 nos incubatórios produtores de pintainhas. Aves de diferentes linhagens foram vacinadas pela via subcutânea sob supervisão dos funcionários da Merial seguindo normas as boas práticas de vacinação.
Os resultados foram surpreendentes. “A vacina proporcionou uma proteção eficaz para as aves contra Marek e Gumboro. Na maioria das granjas pode-se observar diminuição da mortalidade, melhoria do peso corporal e na uniformidade do lote em relação ao histórico dos lotes vacinados pelo sistema de imunização convencional”, informa Carlos Jeovane Pereira, gerente de produtos e serviços técnicos de avicultura da Merial.
O especialista da Merial também destaca o fato da nova tecnologia dispensar, de forma inédita, a vacinação a campo de Gumboro para as poedeiras, reduzindo o manejo das aves durante o período na recria, proporcionando menor stress às pintainhas e diminuição do custo de mão-de-obra da vacinação para os produtores.
Vacina viva congelada, Vaxxitek® HVT+IBD faz parte de uma nova geração de vacinas avícolas vetoriais da Merial. Sua exclusiva tecnologia de imunização utiliza um agente (no caso o vírus de Marek, cepa HVT), para conferir proteção contra um segundo vírus (de Gumboro).
Descoberto em 1907, o vírus de Marek está presente em praticamente todas as criações avícolas do mundo. A doença é caracterizada pelo aparecimento de tumores na pele e nos órgãos internos, provocando mortalidade, condenações na indústria de processamento e imunossupressão. A proteção da Vaxxitek® HVT+IBD contra Marek é a mesma é da cepa HVT tradicional, sendo necessário associar a cepa Rispens para melhor proteção das aves contra cepas mais virulentas durante o período de produção.
Já a doença de Gumboro foi diagnosticada pela primeira vez em 1957. Ela provoca a destruição dos linfócitos da bolsa de Fabricius, podendo causar danos permanentes ao sistema imune das aves, além de mortalidade em lotes suscetíveis.
Sobre a Merial – A Merial é uma empresa líder mundial em saúde animal, voltada à inovação, oferecendo ampla linha de produtos para melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho de várias espécies animais. A Merial emprega cerca de 5.000 pessoas e atua em mais de 150 países. Seu faturamento em 2006 foi de aproximadamente US$ 2,2 bilhões. Merial é uma joint venture entre Merck & Co. e sanofi-aventis.
Mais informações sobre a vacina Vaxxitek® HVT+IBD e toda a linha de produtos para avicultura da Merial Saúde Animal podem ser obtidas no site www.merial.com.br