Redação (21/05/07) – Nos primeiros quatro meses de 2007, foram recontratados 3 mil dos 9 mil funcionários demitidos pelo setor nos últimos três anos somente no Rio Grande do Sul. "Cerca de um terço dessas vagas já foi reposta", avalia o presidente do Simers, Cláudio Bier. A Massey Ferguson, por exemplo, admitiu, de janeiro a abril, 186 pessoas na unidade de Canoas e 70 em Santa Rosa. "A maior parte é trabalhadores temporários, mas há possibilidade de serem efetivados se permanecer o quadro positivo", afirma o diretor de Marketing da Massey, Fábio Piltcher. Nos quatro primeiros meses do ano, a empresa registrou incremento nas vendas feitas no RS de 41% para tratores e de 142% para colheitadeiras.
A John Deere também recomeçou a contratar. "É um processo normal em um ano de retomada, pois o quadro precisa de reforço de acordo com o volume de produção", afirma Rasso Von Reininghaus, responsável pelas vendas Brasil da John Deere. A empresa também quer aumentar a participação no mercado com a fábrica de Montenegro, que começa a operar no segundo semestre. Além disso, vai abrir mais cinco concessionárias no Estado. O processo de readmissão de pessoal é positivo, mas se dá de forma gradual, explica o diretor comercial da New Holland, Luiz Feijó. "Não estamos falando de contratação em massa, pois é preciso ter cautela".
Entretanto, os resultados devem ser encarados com cuidado. Um fator que pode interferir no mercado é a queda do dólar, uma vez que o setor exporta. A média de crescimento das vendas nos primeiros meses deste ano, segundo o Simers, ficou em torno de 32% no RS, que espera uma evolução mais segura no segundo semestre.