Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conab revê safra recorde para baixo; produtividade prevista é contestada

<p>A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu sua projeção para a safra 2006/07, devido aos problemas climáticos que afetaram o centro-sul do país.</p>

Redação (09/05/07) – O órgão, vinculado ao Ministério da Agricultura, ajustou a estimativa em 379 mil toneladas em relação à previsão feita em abril, para 130,724 milhões de toneladas. 

A principal alteração foi feita na safra de soja, reduzida em 410 mil toneladas, para 57,55 milhões, por conta da estiagem que afetou a produção do Centro-Oeste. A projeção foi considerada conservadora pelas consultorias Safras&Mercado, Agência Rural e Céleres, que prevêem uma colheita entre 58,8 milhões e 59,8 milhões. Para Seneri Paludo, analista da Agência Rural, a estimativa de área (de 20,6 milhões de hectares) está subavaliada. "Estimamos a área em 21,3 milhões de hectares. Já a produtividade está em linha com o que ouvidos do mercado", afirmou. Ele observou que o relatório confirma a excelente produção no Paraná (11,8 milhões de toneladas) e Rio Grande do Sul (9,2 milhões). 

Flávio França Júnior, da Safras&Mercado, considerou as projeções de produtividade da Conab conservadoras. "Nossa estimativa [para a soja] é de que a produtividade média foi de 2.851 quilos por hectare. A Conab fala em 2.788 quilos. O tempo dirá que levantamento está mais próximo da realidade", disse. A consultoria estima a produção brasileira total de grãos em 132,6 milhões de toneladas. 

Para o milho, a Conab manteve praticamente inalterada a previsão de safra total, de 51,064 milhões de toneladas – uma diferença de 14 mil toneladas em relação ao relatório de abril. "O grande número deste relatório foi a confirmação da super safra de milho", disse Paludo. A safra de verão foi mantida em 37 milhões de toneladas e a safrinha, em 14 milhões. O número está em linha com as previsões das consultorias. Paludo observou, no entanto, que o volume recorde de grãos deve começar a provocar problemas principalmente a partir de meados de maio, quando a safra de inverno de milho começa a ser colhida. "Ainda há soja da safra de verão para ser transportada. Nunca a safrinha de milho foi tão grande e certamente haverá problemas para escoar os grãos nos próximos meses". 

A Conab também manteve estáveis as projeções para o trigo – de 2,337 milhões de toneladas, 54,2% abaixo do obtido no ciclo 2005/06 – e para o algodão, de 2,266 milhões de toneladas, 34,4% acima do registrado na safra passada. (CB) 

Ver mais em www.conab.gov.br