Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MS incentiva educação sanitária nas escolas

<p>Com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal (Iagro) do Mato Grosso do Sul promoverá nos meses de maio e junho três oficinas pedagógicas em defesa sanitária animal e vegetal para professores do Ensino Fundamental.</p>

Redação AI (07/05/07) –  Os cursos serão realizados nos dias 2 e 3 de maio, em Aral Moreira; 21 e 22 de maio, em Coronel Sapucaia; e 11 e 12 de junho, em Paranhos. Buscar a participação das instituições de ensino formal para a promoção da educação sanitária, de maneira integrada aos programas educacionais que estas desenvolvem faz parte das diretrizes da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa no que se refere às ações de educação sanitária.

Entre as recomendações do governo federal está à formação de professores do ensino fundamental como multiplicadores de informações sobre assuntos relacionados à saúde animal, sanidade vegetal e à segurança e qualidade dos produtos e insumos agropecuários, contribuindo para a saúde pública e preservação do meio ambiente.

Segundo a gestora de Educação Sanitária do Iagro e coordenadora do projeto, Terezinha Feldens, a educação sanitária nas escolas tem como finalidade promover o desenvolvimento e a participação direta do aluno nas atividades de defesa agropecuária. A intenção, disse a coordenadora, é provocar discussões com pensamento ativo e crítico e desencadear iniciativas que contribuirão para mudanças no comportamento da família a partir dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar. "Por exemplo, a utilização incorreta de agrotóxicos, o destino das embalagens de medicamentos, os cuidados com os animais, o controle das doenças e das pragas, o mau uso do solo, enfim, tudo o que envolve um desenvolvimento sustentável deve ser discutido na escola", avaliou.

A responsável nacional pela Educação Sanitária em Defesa Agropecuária do Mapa, Bárbara Nely Leite Praça, informou que a fonte teórica para o evento será a coleção "Iagro nas Escolas". "Trata-se de um excelente material produzido pelo Iagro, que inclui cartilhas e jogos pedagógicos que abordam temas de interesse da defesa agropecuária, elaborados de maneira a facilitar o entendimento e absorção do conteúdo pelas crianças", destacou.

Além desse material, também serão distribuídas as revistas "Chico Bento – Febre Aftosa" e "Turma da Mônica – Abaixo a Raiva", produzidas pelo Mapa em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde. "Vale lembrar que produzimos um milhão de cada uma destas revistas, as quais foram distribuídas para todos os serviços de defesa agropecuária do País, com repercussão muito positiva nas atividades educativas que estes vêm realizando".

A fiscal federal reforça o argumento do Iagro e afirma que o objetivo da educação sanitária é obter a adoção de um comportamento favorável da sociedade quanto aos procedimentos sanitários preconizados pelos serviços oficiais de defesa agropecuária.