Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agricultores de SC fecham BRs por três horas

<p>O entroncamento das BRs 158 e 282, em Maravilha, no Oeste de Santa Catarina, foi bloqueado durante três horas na tarde dessa terça-feira (24-04). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o bloqueio iniciou por volta das 14h e encerrou às 17h, provocando filas de dois quilômetros na BR-158 e nos dois sentidos da BR-282.</p>

Redação (25/04/07) – Apesar do transtorno para os motoristas, a manifestação ocorreu de forma pacífica. A Polícia Rodoviária Federal estimou em 1,5 mil pessoas participando do ato.

Os agricultores protestaram contra a portaria assinada, na semana passada, pelo ministro Tarso Genro, que reconheceu 9,3 mil hectares como áreas indígenas, entre eles 2.728 hectares na Linha Araçá, entre Saudades e Cunha Porã. Pela portaria, a área seria desapropriada para a criação de uma reserva Guarani.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) fez um estudo antropológico que indicou a presença de vestígio da presença indígena anterior à colonização branca.

Estudo revive polêmica entre índios e brancos

O estudo é contestado pelos moradores da região. O presidente do Movimento de Defesa da Propriedade, Dignidade e Justiça Social, Celito Werlang, disse que há escrituras com 80 a 90 anos. Os agricultores compraram as terras da colonizadora Sul Brasil.

Ele afirmou que, na área atingida pela portaria moram 650 pessoas, de 170 famílias. O movimento pretende entrar na Justiça para revogar portaria.

Além de Araçá, as portarias assinadas ontem reconhecem a criação de Toldo Imbu, em Abelardo Luz, também no Oeste do Estado, e ampliam áreas da Aldeia Xapecó, em Ipuaçu, e Toldo Pinhal, em Seara, Arvoredo e Paial.