Redação (19/04/07) – Segundo levantamento divulgado ontem pela Agência Rural (AgRural), 99% de área plantada – de 5,3 milhões de hectares – estavam colhidos até a última terça-feira. A Agência mantém a previsão de produção em 15,90 milhões de toneladas. Em relação à safra brasileira, o levantamento revela que 84% da área dedicada à cultura está colhida, um avanço de 7 ponto percentual em relação à semana anterior.
O Brasil tem a segunda maior área cultivada com a oleaginosa, 21,32 milhões de hectares. Ainda no Centro-Oeste, a colheita chega a 98% no Mato Grosso do Sul, 96% em São Paulo e 90% em Goiás. No mesmo levantamento, a AgRural apurou que 65% da produção brasileira de soja da atual temporada está comercializada, um avanço de 14 ponto percentual em relação ao índice apurado há um mês e uma vantagem de 30 pontos percentuais diante dos 35% registrados um ano atrás.
De acordo com números da AgRural, das 15,90 milhões de toneladas previstas para Mato Grosso, 74% estão negociadas, o maior volume registrado no País. O avanço em relação a março, porém, foi de apenas dois pontos percentuais. O Estado adiantou-se na comercialização ainda durante o plantio e, agora, com boa parte da safra negociada, vem reduzindo o ritmo, uma vez que os produtores limitam-se a rodar alguns lotes apenas nos momentos de maior necessidade.
Em seguida ao Mato Grosso, os estados com a comercialização mais adiantada são os do Norte e Nordeste do Brasil, seguidos pelos outros estados do Centro-Oeste. No Rio Grande do Sul, que tradicionalmente tem comercialização mais lenta, apenas 26% da safra está negociada.