Redação (05/04/07) – A empresa acaba de investir R$ 5 milhões de recursos próprios na ampliação da unidade de Sarandi (RS). Nos próximos três meses pretende investir mais R$ 2 milhões no aperfeiçoamento do sistema de tratamento de efluentes e outras melhorias. A primeira etapa do investimento permitirá um avanço de quase 35% nos abates de suínos, saindo de uma produção diária 1,3 mil animais para 1,75 mil.
O presidente da Coopercentral, Mário Lanznaster, afirma que a unidade de Sarandi está credenciada para a exportação e produzindo de forma acentuada para atender o mercado externo. Além de ampliar a capacidade diária de congelamento de 103 para 150 toneladas, a empresa fez revisão e aumentou o sistema elétrico de 2.000 para 4.000 KVA na unidade gaúcha.
Os investimentos incluíram a construção de mais uma câmara de equalização e congelamento de carcaças para 500 suínos por dia. Foram instalados tanques de aquecimento para o suprimento de três sistemas independentes, cada um com 15 mil litros para utilização de água quente nos abates, higienização e esterilização de utensílios de produção.
A unidade de Sarandi tem 520 trabalhadores e 270 suinocultores integrados. Foi adquirida em dezembro de 2001, quando a Aurora incorporou a Central Agroindustrial de Cooperativas do Alto Jacuí (Cooperjacuí), do estado gaúcho.