Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

São Paulo realiza em abril o Congresso Internacional da Carne

<p>"Carne para todos! Carne para o Mundo", é o tema do Congresso Internacional da Carne da OPIC/IMS, que será realizado no Hotel Renaissance, em São Paulo, no período de 25 a 27 de abril, e que deverá contar com a participação de representantes de mais de 30 países.</p>

Redação (05/04/07) – "O Congresso vai atrair a presença de importantes agentes mundiais do negócio de carnes em geral, não só pelo potencial regional, mas também pela oportunidade de conhecer uma região de pecuária extensiva, criada e engordada em sua grande maioria em pastagens".

Quem explica é Sebastião Costa Guedes, presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), entidade que está organizando o Congresso, junto com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), o Fórum Permanente da Pecuária de Corte, órgão da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Associação Brasileira do Novilho Precoce (ABNP), o Instituto Pró-Carne e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Carne Suína (Abipecs). Guedes adianta que 12 empresários chineses já confirmaram sua vinda para o Congresso. Para a abertura do evento está confirmada a presença do ministro da Agricultura. 

A OPIC (Organização Permanente Internacional da Carne), que, junto com o Congresso Internacional realiza também, a cada dois anos, o Congresso Mundial da Carne, tem sede em Paris e trabalha para a carne e a indústria pecuária em escala global. No Brasil, a OPIC tem como associados a Abiec, a Abef, a Abipecs, a CNA e o CNPC.

Segundo Sebastião Guedes, o Congresso Internacional se constitui em uma excelente oportunidade para conhecer, atualizar e discutir todos os aspectos ligados ao mercado da carne, desde os relacionados à sanidade, ecologia, meio ambiente e bem estar animal, até o abate e as tendências de consumo e exigências do homem moderno.

Guedes adianta ainda que o evento permitirá que se trave relacionamento de negócios entre produtores, industriais, comerciantes, responsáveis por logística, importadores, atacadistas, supermercados e varejistas dos diferentes tipos de carne. "Já está certa também a presença de nutricionistas e autoridades sanitárias", afima.

Conduzirão as palestras, debates e painéis, entre outros, Patrick J. Moore, presidente da OPIC; Richard Brown, da publicação GIRA, que vai falar das tendências mercadológicas para a carne sul-americana sob o ponto de vista europeu; James G. Butler, pecuarista e geneticista texano e ex-sub secretário de Agricultura dos EUA, que abordará a "Classificação de carcaças e o sistema de pontuação em seus País, seus benefícios e desafios".

São igualmente renomados, Vicente Caporalle, da Organização Internacional de Epizootias (OIE), cujo foco será a importância da sanidade animal no comércio internacional de carnes, já que as enfermidades têm sido desafiantes barreiras, e Philip Seng, presidente da Federação dos Exportadores de Carne dos EUA, que terá a missão de trazer à baila um tema de crescente interesse para os consumidores: o conceito internacional de bem estar animal.

A importância do Congresso para a discussão de temas atuais do complexo carne fica reforçada com o comparecimento de líderes empresariais da Argentina, Uruguai e do Brasil, entre eles, Luciano Miguens, presidente da Sociedade Rural Argentina, Arturo Llavallol, presidente do Instituto de Promoção da Carne Bovina Argentina, Luís Alfredo Fratti, presidente do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai, Pratini de Moraes, presidente da Abiec, Antenor Nogueira, coordenador do Fórum Nacional de Pecuária de Corte, Pedro de Camargo Neto, presidente da Abipecs, Constantino Ajimasto Júnior, presidente da Câmara de Carne Bovina do Estado de São Paulo, Carlo Lovatelli, presidente da Associação Brasileira do Agrobusiness e João Carlos Meirelles, vice-presidente da Opic.