Redação (29/03/07) – A japonesa Nissin Foods Products está investindo numa forma alternativa para promover seus produtos e sua marca: a propaganda em ovos (egg-vertising). O sistema consiste em imprimir o logo do produto, empresa ou da marca na casca dos ovos comerciais, junto à impressão da data de sua validade. A Nissin, desta forma, está promovendo o seu macarrão instantâneo sabor frango nos ovos.
As embalagens dos ovos também trazem receitas sugerindo o uso do produto da Nissin com os ovos. Os ovos com a propaganda do macarrão estão sendo comercializados em cerca de 200 supermercados da rede Daiei no Japão. Tanto os ovos como os pacotes do macarrão da Nissin estão dispostos lado a lado em displays especiais.
A média anual de consumo per capita de ovos no Japão é de 300 unidades e a cada dia cerca de 53 milhões de ovos são comercializados no país.
A propaganda em ovos surgiu nos Estados Unidos, uma tecnologia de aplicar mensagens e logotipos diretamente na casca do ovo, por meio de impressão inkjet a laser.
A CBS aderiu à moda
Em setembro do ano passado, a rede de televisão americana CBS utilizou a estratégia do egg-vertising, imprimindo na casca dos ovos comercializados em supermercados logotipos e slogans divertidos (ao gosto americano) dos seus seriados de sucesso como CSI – Crack the case on CBS (algo como CSI – quebre o caso na CBS), The Amazing Race – Scramble to win on CBS (The Amazing Race – misture os ovos para ganhar na CBS) e Shark – Hard-Boiled Drama (Shark – Drama bem cozido). O propósito da CBS era a de lembrar o público, ao abrir as embalagens dos ovos, a assistir aos episódios desses programas, justamente na época do início de suas novas temporadas. George Schweitzer, presidente de Marketing do Grupo CBS, ainda disse que com as frases engraçadas impressas nos ovos, esperava promover um pouco de risos nas cozinhas americanas. “As pessoas são muito sérias ao cozinhar e, dessa forma, esperamos atingir essas pessoas de uma forma inesperada”, explicou.
O conceito on-egg messaging (mensagem no ovo) ou egg-vertising (progaganda no ovo) abriu portas para um modelo único de mídia que alia marketing e o seu alcance ao público. Segundo os executivos da EggFusion, empresa que inventou esta tecnologia, milhões de pessoas vêem, tocam e usam ovos todos os dias. “Nosso intuito é promover marcas e serviços usando um produto que é muito consumido como mídia alternativa, além de oferecer ao consumidor códigos impressos de validade e de frescor do ovo”, explicam. A EggFusion imprime frases, logomarcas, endereços de sites na internet, além de datas de validade, nas cascas de ovos sob encomenda de seus clientes. A tecnologia envolve a impressão por meio de um laser, em escala rápida e industrial, e em apenas uma cor: escura, no caso das cascas brancas; e clara, no caso das cascas marrons.