Redação (28/03/07) – Uma nova morte na Indonésia por causa da gripe aviária, ainda a ser confirmada por um segundo laboratório, elevou a 69 o total de mortos pela doença no país, informou nesta quarta-feira, 28, uma fonte oficial.
"O exame deu positivo para o vírus H5N1 da gripe aviária nas análises do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde e Desenvolvimento", disse um porta-voz do Centro de Informação da Gripe Aviária.
No entanto, "a doença não pode ser declarada oficialmente como um novo caso de gripe aviária enquanto os dados não forem confirmados por um segundo laboratório", explicou a mesma fonte. A vítima era uma mulher de 28 anos, de Jacarta.
A mulher foi internada recentemente num hospital da capital com sintomas de leucopenia, pneumonia, dificuldade para respirar e tosse.
"O histórico de contato com aves não é certo. Não sabemos como ela foi contaminada", disse o porta-voz.
O Ministério da Saúde da Indonésia anunciou na noite de terça-feira, 27, a morte no fim de semana de outras duas pessoas por causa da gripe aviária: uma jovem e um adolescente, em Palemban (sul de Sumatra) e Bandung (Java).
Este ano, 10 pessoas morreram na Indonésia por causa da gripe aviária. Foram nove na ilha de Java e uma em Sumatra.
O país é formado por mais de 17 mil ilhas e com amplas extensões rurais. É costume criar frangos e patos nos pátios das casas, em contato direto com as pessoas, o que aumenta o risco de contágio.
Com 86 casos de gripe aviária em humanos e 69 mortos, a Indonésia é o país com maior número de vítimas da doença até o momento.