Redação SI (16/03/07) – O 12º Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), maior evento político da cadeia produtiva de suínos, que ocorrerá entre os dias 25 a 27 de abril, na cidade de Cuiabá, além dos tradicionais debates técnicos vai dar destaque aos resultados e desdobramentos da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”. A campanha já foi implementada em sete diferentes supermercados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Distrito Federal, abrangendo bandeiras do porte do “Pão de Açúcar”, “Extra” e “Carrefour”.
Já estão marcados dois eventos reunindo potenciais parceiros da campanha em Porto Alegre (RS) e em Goiânia (GO). A intenção da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) é conseguir implantar a campanha “Um Novo Olhar” em cada um dos Estados brasileiros produtores de suínos.
O foco da campanha é a reestruturação do atual modelo de comercialização da carne suína, através da maciça ampliação do número de cortes oferecidos pelos pontos de venda. Essa nova perspectiva será apresentada já no jantar de abertura do 12º Seminário, cujo tema central será a carne suína nas suas mais variadas formas de apresentação, preparo e sabor.
“Proporcionaremos uma viagem ao mundo da culinária suína apresentando o produto através de receitas pouco difundidas no Brasil, originárias de mais de uma dezena de países”, afirmou Jaime Okamura, secretário de turismo de Cuiabá, anfitrião do seminário e um dos responsáveis pela organização do evento, que deverá contar com mais de 800 participantes. A idéia é mostrar ao público presente que a carne suína pode ser utilizada para preparar desde pratos mais simples até as mais sofisticadas receitas, provenientes de todas as culinárias do planeta.
Além do jantar de abertura, que promete ser um dos pontos alto do evento, Jaime Okamura está organizando na mesma semana do evento um festival gastronômico nos restaurantes da capital de Mato Grosso. A idéia é dar visibilidade a carne suína durante toda a semana do evento, gerando o máximo possível de mídia espontânea em torno do assunto.