Redação (12/03/07) – O brasileiro, de uma forma geral, não possui o hábito de consumir ovos (in natura) com regularidade. De acordo com uma enquete realizada pelo site Avicultura Industrial, 70% dos participantes responderam que consomem entre 1 e 6 ovos por semana. Treze por cento (13%) afirmaram não consumir ovo por este não constar em seu cardápio. Outros 12% responderam que consomem entre 6 e 12 unidades por semana. E a minoria dos participantes, 5%, revelou que chega a consumir mais de 12 ovos por semana.
No geral, no Brasil, a média per capita de consumo de ovos é de 141 unidades, segundo dados da União Brasileira de Avicultura (UBA). Um número extremamente baixo se for levado em conta a população do Brasil e o potencial da produção da nossa avicultura de postura. O campeão mundial em consumo de ovos, na média per capita, é o México com mais de 360 unidades, seguido pelo Japão (347) e China (310). Um detalhe interessante é que o México é o sexto maior produtor de ovos mundial e o Brasil é o sétimo. No ranking da produção mundial de ovos, respectivamente, estão: China, Estados Unidos, Japão, Índia e Rússia.
Acompanhe na próxima edição da revista Avicultura Industrial (que circula nesta semana, junto ao V Congresso de Produção, Comercialização e Consumo de Ovos, da APA), a reportagem especial sobre o consumo de ovos no Brasil e as campanhas de marketing desenvolvidas internamente, além de exemplos bem-sucedidos de outros países, para promover o consumo do produto.