Redação AI (26/02/07) – Um novo foco de gripe aviária foi detectado no sudeste da Turquia, informaram hoje as autoridades locais depois que testes de laboratório certificaram que as aves mortas na cidade de Kozluk tinham a doença.
O novo foco de gripe aviária foi detectado na localidade de Gunesli, nas imediações de Kozluk, no sudeste do país, disse Erdal Ozer, diretor da Agricultura da província de Batman, onde nas últimas semanas foi imposta uma quarentena para várias aldeias afetadas pela gripe aviária.
Após a confirmação, começou hoje o sacrifício de 8.000 aves de criação da localidade, acrescentou.
Ozer disse que, "até o momento, foram sacrificadas 17.000 aves de criação na província de Batman".
No início de fevereiro, os testes de laboratório revelaram que as aves de criação mortas na localidade de Bogazkoy, também em Batman, tinham o vírus H5N1, a variante mais perigosa da gripe aviária para o homem.
Desde então, a doença foi detectada nas aves de criação de outras aldeias turcas, sem que até o momento tenham sido registradas vítimas humanas.
Os exames feitos em mais de doze pessoas, na maioria crianças, hospitalizadas com sintomas semelhantes aos da gripe aviária deram, até o momento, resultados negativos.
A gripe aviária apareceu pela primeira vez na Turquia em 2005 e se transformou em uma epidemia durante 2006, quando se expandiu para 87 localidades de 28 províncias do país.
No ano passado, mais de três milhões de frangos foram sacrificados na Turquia para combater a doença, pela qual 21 pessoas adoeceram, com a morte de 4 crianças.