Redação SI (22/02/07) Na reunião que ocorreu na última sexta-feira, 16, a tarde, após o seminário da suinocultura, o consultor de carnes, Osler Desouzart, coordenou o programa, reunindo suinocultores independentes dos três estados do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esta é a primeira ação na prática, definida na reunião que ocorreu em Itá no final do mês de janeiro.
Em grupos, os suinocultores elegeram as principais dificuldades do setor, como mercado, meio ambiente, abatedouros entre outros e definiram estratégias de trabalhos e ações que deverão ser seguidas a partir de agora.
Todas as conclusões tiradas da reunião estão sendo mapeadas e a partir daí, o consultor de carnes fará um relatório, com cronograma de ações envolvendo os três estados. Dentro de 30 ou 40 dias, quando este relatório estiver pronto, haverá novamente mais um encontro, com os dirigentes das associações estaduais com o Osler Desouzart que a partir de agora está prestando consultoria para a classe. Desouzart irá buscar patrocinadores para serem parceiros neste trabalho, evitando que os suinocultores, já defasados, arquem ainda com mais custos.
De acordo com o presidente da ACCS, Wolmir de Souza, este trabalho já vinha sendo pensado há algum tempo, mas se faltava alguém com o conhecimento de Desouzart para tomar frente desta ação que é imprescindível para a continuidade da atividade e principalmente a sobrevivência da suinocultura independente.